Briga entre Explosão Inferno Coral e Jovem do Leão. Foto: Reprodução
Após os confrontos ocorridos entre as torcidas organizadas Explosão Inferno Coral, do Santa Cruz, e Jovem do Leão, do Sport, durante o Clássico das Multidões no último sábado, 1º de fevereiro, a Explosão Inferno Coral divulgou uma nota oficial se posicionando sobre os episódios de violência e sobre a segurança no evento.
A nota da torcida organizada começa esclarecendo que, durante toda a semana que antecedeu o jogo, a Explosão Inferno Coral adotou medidas de segurança para "garantir a integridade de seus integrantes e da sociedade em geral".
A torcida apresentou um plano logístico detalhado, registrando-o sob o protocolo SEI 107776-7. Após isso, enviou-o formalmente às autoridades competentes, incluindo o Comando da Polícia Militar e o BPChoque.
De acordo com o plano apresentado, foram definidos pontos de concentração para os torcedores. Sendo elas: rotas seguras para o deslocamento até o Estádio do Arruda e a solicitação de escolta policial. Com isso, visando evitar qualquer tipo de confronto entre torcidas organizadas rivais.
Além disso, a organização tomou diversas medidas preventivas para minimizar os riscos de confrontos. Sendo assim, com o objetivo de garantir a segurança de todos os envolvidos.
No entanto, a nota denuncia que a Secretaria de Defesa Social (SDS) e outras autoridades competentes modificaram as rotas planejadas sem aviso prévio.
"Como consequência, ocorreram encontros entre torcidas em locais que, originalmente, estavam fora da nossa estratégia logística, culminando nos conflitos amplamente divulgados nas redes sociais. Além disso, nos chama a atenção a falha operacional da escolta policial, que, ciente dos riscos de convergência de torcidas rivais, deu continuidade a um trajeto que facilitou os encontros e confrontos, contrariando os princípios básicos de logística de segurança em eventos de grande porte", diz o posicionamento.
"O G.R.S.C Explosão Inferno Coral vem a público esclarecer que, ao longo de toda a semana que antecedeu o Clássico das Multidões, adotou todas as medidas cabíveis para garantir a segurança de seus integrantes e da sociedade como um todo.
Em cumprimento à legislação vigente e em observância às diretrizes de segurança pública, apresentamos formalmente um PLANO LOGÍSTICO detalhado sob o protocolo SEI 107776-7 junto ao Comando da Polícia Militar e BPChoque, contendo:
• Pontos de concentração de torcedores, previamente informados às autoridades competentes;
• Rotas seguras para deslocamento até o Estádio do Arruda, visando evitar qualquer encontro entre torcidas organizadas adversárias;
• Solicitação de escolta policial, garantindo um trajeto controlado e livre de conflitos;
• Adoção de medidas preventivas, visando minimizar quaisquer riscos de confrontos e assegurar a integridade física de todos os envolvidos.
Apesar dos esforços empreendidos e da colaboração direta com a Secretaria de Defesa Social (SDS) e o Ministério Público (MP), as rotas planejadas foram modificadas unilateralmente pelas autoridades competentes, sem consulta prévia à organização que elaborou o plano. Como consequência, ocorreram encontros entre torcidas em locais que, originalmente, estavam fora da nossa estratégia logística, culminando nos conflitos amplamente divulgados nas redes sociais.
Além disso, nos chama a atenção a falha operacional da escolta policial, que, ciente dos riscos de convergência de torcidas rivais, deu continuidade a um trajeto que facilitou os encontros e confrontos, contrariando os princípios básicos de logística de segurança em eventos de grande porte.
Ressaltamos que repudiamos qualquer ato de violência e não compactuamos com práticas que atentem contra a ordem pública. O trabalho realizado pela Explosão Inferno Coral sempre foi pautado na legalidade, transparência e no compromisso com a segurança, tanto que as próprias autoridades reconheceram a seriedade do planejamento logístico que apresentamos.
Nosso objetivo segue sendo:
Evitar aglomerações nos pontos de concentração;
Minimizar riscos de confrontos com a torcida adversária;
Garantir a segurança e tranquilidade durante todo o trajeto.
Diante dos fatos ocorridos, seguimos à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos adicionais e para contribuir com a revisão dos protocolos de segurança, garantindo que erros logísticos dessa natureza não se repitam em eventos futuros.
Nosso compromisso permanece firme: o apoio incondicional ao Santa Cruz Futebol Clube e a defesa da paz no esporte."
3
17:23, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Neste ano, o Timbu venceu a Cobra Coral duas vezes, a primeira por 4 a 0 e a segunda por 1 a 0. Em ambos jogos, o alvirrubro foi visitante.
Série invicta é a maior do clube no clássico desde a década de 1950. Em 2026, o Timbu venceu o rival duas vezes.
O Tricolor do Arruda foi derrotado por Náutico e Sport durante a disputa do Campeonato Pernambucano.
mais notícias
+