Tomar café da manhã depois das 9h faz mal; saiba os riscos Foto: Reprodução / Internet
Você é do tipo que acorda tarde e vai direto para o almoço? Ou prefere tomar café da manhã, mas só depois das 10h? Pois saiba que o horário em que você faz a primeira refeição do dia pode influenciar diretamente na sua saúde, e não é só no peso ou na energia, mas no funcionamento completo do corpo.
De acordo com alguns endocrinologista, atrasar o café da manhã ou até mesmo pular essa refeição pode afetar o equilíbrio hormonal, o metabolismo e até o humor. Isso porque nosso corpo segue um relógio interno, conhecido como ciclo circadiano, que regula sono, apetite, produção de hormônios e outros processos vitais ao longo das 24 horas do dia.
Tomar o café da manhã até às 9h da manhã é o ideal e isso tem a ver com o cortisol, o famoso hormônio do estresse. O pico natural de cortisol no corpo começa por volta das 4h da madrugada e atinge seu ápice entre 8h e 9h.
Fazer a primeira refeição dentro dessa janela ajuda o organismo a trabalhar em harmonia com esse ciclo natural, promovendo um estado de equilíbrio, maior disposição e até melhora no humor.
Quando esse horário é desrespeitado e o café da manhã é adiado para depois das 9h, o corpo pode interpretar como um sinal de escassez. Nesse estado de alerta, o organismo reage elevando ainda mais os níveis de cortisol e lançando mão da gliconeogênese, processo em que o corpo quebra seus próprios estoques internos, incluindo músculo, para produzir energia.
Embora seja uma estratégia de emergência do corpo, quando isso se torna rotina, os efeitos a longo prazo podem ser prejudiciais: resistência à insulina, inflamações crônicas e maior risco de doenças metabólicas, como o diabetes tipo 2.
Um estudo divulgado pelo ISGlobal revelou que quem costuma tomar café da manhã após as 9h tem 59% mais chances de desenvolver diabetes tipo 2, se comparado a quem come antes das 8h.
Mas afinal, qual é o melhor horário para tomar o café da manhã?
O ideal é que essa refeição seja feita entre 7h e 8h da manhã. Esse momento coincide com o pico de cortisol e envia ao corpo uma mensagem de segurança e estabilidade, favorecendo o metabolismo e a saúde geral.
No entanto, não é só o quando se come que importa, mas também o que se come. O especialista destaca que um café da manhã equilibrado, rico em proteínas de qualidade, é essencial para manter a saciedade, controlar o açúcar no sangue e evitar picos de estresse.
Em resumo: tomar o café da manhã cedo e escolher bem o que colocar no prato pode ser uma estratégia simples, mas poderosa, para cuidar da saúde. Pode ser a hora de repensar aquele hábito de ignorar o café da manhã ou adiar demais a primeira refeição. Afinal, o corpo tem seu próprio ritmo e escutá-lo pode fazer toda a diferença.
3
4
11:18, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Com motor de dois tempos e baixo consumo, o modelo inaugurou a fábrica de Guarulhos e revolucionou a mobilidade nacional.
Aumento na produção de modelos zero quilômetro reflete no mercado de seminovas, facilitando o acesso a ícones como Hornet e BMW.
Técnica que utiliza estruturas pré-fabricadas promete entregar casas em até 60 dias, com montagem em tempo record, reduzindo desperdícios e custos totais.
mais notícias
+