Estudo clínico internacional sobre o Mounjaro (tirzepatida) Foto Montagem/Portal de Prefeitura
Um estudo clínico internacional revelou que o Mounjaro (tirzepatida), da farmacêutica Eli Lilly, apresentou resultados mais eficazes na redução de peso corporal do que o Wegovy (semaglutida), da Novo Nordisk. Ambos os medicamentos são utilizados no tratamento da obesidade e foram aprovados pela Anvisa no Brasil, mas o Mounjaro se destacou com uma redução média de 20% do peso após 72 semanas de uso — contra 14% do Wegovy.
A pesquisa, que envolveu 750 adultos com obesidade e sem diagnóstico de diabetes, foi apresentada no Congresso Europeu de Obesidade, realizado em Málaga, na Espanha, e publicada no New England Journal of Medicine. Os dados mostram ainda que 32% dos usuários do Mounjaro perderam 25% do peso corporal, enquanto apenas 16% dos usuários de Wegovy atingiram o mesmo índice.
A superioridade da tirzepatida está relacionada à sua ação em dois hormônios intestinais que controlam o apetite e promovem maior saciedade — o GLP-1 e o GIP. Já a semaglutida atua apenas no GLP-1. Com isso, o Mounjaro também apresentou melhores resultados na redução da circunferência abdominal (18 cm contra 13 cm do Wegovy), além de melhorias nos níveis de pressão arterial, glicemia e colesterol.
Apesar da eficácia, os efeitos colaterais foram semelhantes entre os dois medicamentos, com náuseas e desconfortos gastrointestinais como os principais relatos. Curiosamente, as mulheres tiveram respostas ainda mais positivas ao tratamento, com perda de peso maior do que os homens.
Tanto o Mounjaro quanto o Wegovy são comercializados no Brasil, mas ainda não estão disponíveis pelo SUS. O custo mensal pode ultrapassar R$ 1.200, o que limita o acesso para parte da população. A obesidade, considerada uma doença crônica, exige tratamento contínuo e acompanhamento médico.
Com o avanço das pesquisas, especialistas acreditam que novos medicamentos ou formulações mais acessíveis devem surgir nos próximos anos, ampliando o combate à obesidade no país.
3
14:04, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Com motor de dois tempos e baixo consumo, o modelo inaugurou a fábrica de Guarulhos e revolucionou a mobilidade nacional.
Aumento na produção de modelos zero quilômetro reflete no mercado de seminovas, facilitando o acesso a ícones como Hornet e BMW.
Técnica que utiliza estruturas pré-fabricadas promete entregar casas em até 60 dias, com montagem em tempo record, reduzindo desperdícios e custos totais.
mais notícias
+