Vitória x São Paulo se enfrentam neste domingo (07). Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Em uma tarde de pura tensão no Barradão, o Vitória fez valer a força de sua torcida e carimbou a permanência na elite do futebol brasileiro. Com o estádio lotado e um clima de decisão, o Rubro-Negro venceu o São Paulo por 1 a 0 neste domingo (7), pela última rodada do Brasileirão, e assegurou sua vaga na Série A de 2026, enquanto seus concorrentes diretos, Fortaleza e Ceará, acabaram rebaixados.
O gol salvador, apelidado pela torcida de “gol do fico”, saiu dos pés de Baralhas aos 23 minutos do segundo tempo, depois de uma jogada trabalhada em velocidade dentro da área. O resultado levou o Vitória aos 45 pontos, garantindo o 15º lugar e enterrando de vez qualquer chance de voltar ao Z4.
Com o desfecho da rodada, o Vitória será o único Leão do Nordeste na Série A. O Sport, tradicional rival rubro-negro, já havia sido rebaixado com antecedência. O Fortaleza, por sua vez, caiu após 19 anos longe da Série B, e o Ceará também não resistiu à pressão, deixando o Vitória como a única equipe nordestina com mascote leonino na elite.
A permanência rubro-negra passa diretamente pelas mãos do técnico Jair Ventura. Quando assumiu o clube, o Vitória tinha apenas quatro vitórias. Em 13 jogos no comando, Jair conquistou sete triunfos e mudou completamente a trajetória do time.
A campanha final do Leão terminou com 11 vitórias, 13 empates e 15 derrotas números suficientes para escapar em uma reta final extremamente equilibrada.
O jogo começou intenso, com o Vitória criando as melhores chances e obrigando o goleiro Rafael a trabalhar desde os primeiros minutos. Erick, Kayzer e Willian Oliveira pressionaram o São Paulo e levaram perigo em jogadas bem trabalhadas pelo meio.
Aos 22 do segundo tempo, veio a explosão da torcida: Fabri, quase caindo, tocou para Baralhas, que apareceu como elemento surpresa e finalizou cruzado para marcar o gol mais importante da temporada rubro-negra.
Depois disso, o time de Jair Ventura soube controlar o jogo e resistir às investidas do São Paulo, que buscava fechar o Brasileirão com dignidade.
Com o Vitória vencendo, todas as atenções se voltaram para os outros jogos da parte de baixo da tabela. O Inter venceu e escapou. Mas Ceará e Fortaleza, os dois rivais cearenses que dependiam apenas de si, foram derrotados e caíram juntos.
Resultado? Em 2026, o único “Leão” da Série A será o Vitória da Bahia.
Classificado e de férias, o Vitória agora vira a chave para 2026. O time volta aos gramados em janeiro, contra o Atlético de Alagoinhas, pelo Campeonato Baiano.
A permanência na elite não só renova a confiança do clube como também fortalece seu projeto esportivo para a próxima temporada, em que buscará estabilidade, reforços e uma campanha mais segura.
3
4
09:53, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O único gol da semifinal foi marcado no segundo tempo pelo jogador Gustavo Maia.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 21h30, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 19h30, no Maracanã, pelo Brasileirão.
mais notícias
+