Evandro Carvalho e Romerinho Jatobá Fotos: Divulgação / FPF e Portal de Prefeitura
O vereador Romerinho Jatobá (PSB) revelou na última semana que além de se candidatar para ocupar o cargo de deputado estadual também disputará o cargo de presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF). A declaração do parlamentar foi dada durante sua participação no podcast VibraTV, do apresentador Carlos Eduardo, o Vibrante.
"Eu gosto de fazer o difícil. Eu vou montar um grupo e nós vamos realizar o desejo do torcedor pernambucano, que é tirar Evandro daquela cadeira e fazer Pernambuco respirar futebol novamente. Vamos melhorar o Campeonato Pernambucano, os times de Pernambuco e colocar o estado de volta no cenário nacional das cabeças, disputando as melhores ligas e competições, a Série A do Campeonato Nacional, para que Pernambuco volte a ter o prestígio que merece, que teve e que deixou de ter por causa da administração de alguém que não ganhou a eleição, que não foi escolhido e que acabou assumindo por uma infelicidade, um azar, algo que ninguém tem controle: a morte do presidente Carlos Alberto."
O vereador e presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), usou as redes sociais na segunda-feira, 22 de setembro, para criticar de forma contundente a gestão do presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho.
O motivo foi a confirmação de que Pernambuco terá apenas duas vagas garantidas na Copa do Nordeste de 2026, uma redução que afeta diretamente clubes tradicionais do estado.
No vídeo publicado em seu perfil, Romerinho classificou a situação como um “absurdo” e cobrou mudanças na condução da federação.
“É um absurdo! Pernambuco, um dos estados mais tradicionais no futebol, com times que carregam grandes histórias, perde duas vagas na Copa do Nordeste de 2026 por pura incompetência da atual gestão da Federação Pernambucana. Precisamos de mudança urgente para garantir mais espaço e oportunidades para os times do nosso estado. Não podemos mais aceitar tamanha falta de comprometimento com o futebol pernambucano”, afirmou o parlamentar.
De acordo com o novo regulamento definido pela organização da Copa do Nordeste, a edição de 2026 contará com 20 clubes. Todos os estados da região terão direito a duas vagas, destinadas ao campeão e ao vice dos campeonatos estaduais.
A exceção será para Bahia e Ceará, que, por melhor colocação no ranking da CBF, terão direito a um terceiro representante, que será o terceiro colocado de seus estaduais.
Com esse formato, Pernambuco, que até 2025 contava com três vagas (incluindo a participação na Pré-Copa do Nordeste), passará a ter apenas duas. Assim, estão garantidos o Sport, atual campeão estadual, e o Retrô, vice-campeão.
A mudança pesa principalmente para o Náutico e o Santa Cruz. O Timbu, que participou da atual edição do torneio, ficará fora do Nordestão em 2026. Já o Santa Cruz, que vinha tentando retornar ao protagonismo por meio da pré-Copa do Nordeste, perde a oportunidade de disputar a fase preliminar e também não terá chance de classificação.
Vale destacar que a Federação Pernambucana ficou de fora do grupo que definiu a nova estrutura da Copa do Nordeste. O colegiado é liderado por José Vanildo, presidente da Federação do Rio Grande do Norte, e conta com representantes de Alagoas, Ceará, Paraíba e Sergipe. Apesar disso, Evandro Carvalho esteve presente na reunião em que a decisão foi consolidada,.
3
06:58, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O único gol da semifinal foi marcado no segundo tempo pelo jogador Gustavo Maia.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 21h30, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 19h30, no Maracanã, pelo Brasileirão.
mais notícias
+