Pernambuco, 01 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Robinho pode pagar fiança e ser solto igual Daniel Alves no caso de estupro? Saiba ?????

23 de março de 2024 às 14:10

Robinho teve a prisão decretada após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) homologar a condenação do jogador por estuprar uma mulher albanesa em Milão, em 2013.

O ex-santista foi conduzido à sede da Polícia Federal de Santos na noite de quinta-feira, e depois encaminhado à penitenciária de Tremembé.

Apesar de ter sido condenado por um crime sexual, o caso difere do ex-jogador Daniel Alves, com condenação em primeira instância e com liberdade provisória decretada nesta semana, quando fizer o pagamento de 1 milhão de euros (R$ 5,4 milhões) e entregar seus passaportes à Justiça. Ambos alegam inocência.

A principal diferença é que Robinho já foi condenado em todas as instâncias da Justiça italiana. Portanto, não há como recorrer da decisão que o considera culpado pelo crime.

Daniel Alves ainda tenta apelar, no Tribunal Superior de Justiça de Catalunha, à sentença dada pelo Tribunal de Barcelona.

Leia Também

Se o órgão não aceitar o recurso, o ex-lateral ainda pode tentar ir ao Tribunal Supremo de Madri, órgão máximo da Justiça espanhola

A condenação em primeira instância de Robinho foi em 2017, na Itália. Ele recorreu, mas, em 2020, a Corte de Apelação de Milão indeferiu o pedido.

Em mais um recurso, a autoridade máxima do Judiciário italiano, a Corte de Cassação de Roma, confirmou a decisão das outras instâncias.

Robinho não estava preso porque o STJ precisava decidir se ele podia cumprir a pena no Brasil.

Mesmo que o processo não tivesse acabado, no País, ele não poderia recorrer ao pagamento de fiança, pelo fato de o crime de estupro ser considerado hediondo e inafiançável.

O presidente da Escola Superior da Advocacia do Mato Grosso (ESA-MT), Giovane Santin, pondera, contudo, a possibilidade de o cumprimento da pena ser mais flexível.

COMO ROBINHO PODE TER LIBERDADE CONCEDIDA?

O ex-santista teve a homologação de pena no STJ. O pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) foi uma tentativa de blindar Robinho da prisão, mas o ministro Luiz Fux o negou.

O ex-jogador pode recorrer à homologação no próprio STJ Se o recurso não for aceito, a defesa ainda pode tentar ir ao STF.

A aceitação de um recurso não significaria a absolvição de Robinho, apenas que ele não pode cumprir a pena no Brasil por alguma falha processual.

O Ministério de Justiça da Itália solicitou a extradição de Robinho no final de 2022, mas o pedido foi negado porque o Brasil não extradita cidadãos brasileiros.

Com isso, a Justiça italiana requereu uma homologação de sentença, ou seja, pediu que a decisão ocorrida na Itália pudesse ter efeitos no Brasil.

O STJ não realizou novo julgamento sobre o caso ocorrido em 2013 ou discutiu a decisão tomada pelos italianos, mas deu o aval para que a pena fosse cumprida em território brasileiro.

Se Robinho voltasse para a Itália em algum momento, ele seria preso no país europeu.

Robinho foi condenado a nove anos de prisão pelo crime de estupro.

Daniel Alves teve decretada a prisão por quatro anos e meio, no que a Espanha define como "crime de agressão sexual".

O caso do ex-lateral envolve, ainda, cinco anos de liberdade cerceada e dez anos sem poder se aproximar da vítima.

Estadão Conteúdo.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

01:14, 01 Set

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Murilo, zagueiro do Palmeiras.
Foco

PALMEIRAS: zagueiro Murilo classifica jogos do Brasileirão como decisivos e pede atenção.

No segundo turno do Campeonato Brasileiro, o clube alviverde busca subir ainda mais na tabela para conquistar o bicampeonato.

Nadadora PERNAMBUCANA é CAMPEÃ PARALÍMPICA nos 100m costas.
PARIS 2024

Nadadora PERNAMBUCANA é CAMPEÃ PARALÍMPICA nos 100m costas

Carol Santiago venceu a final dos 100m costas da classe S12, disputada por atletas com deficiência visual pequena, porém significativa.

Clubes pernambucanos lamentam a queda do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Recife
Condolências

Clubes pernambucanos lamentam queda do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Recife

Sport, Santa Cruz e Náutico usaram seus perfis nas redes sociais para prestar condolências às vítimas.

mais notícias

+