Pernambuco, 26 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"Falta de representatividade", diz Presidente da Câmara do Recife sobre Evandro Carvalho, da FPF

Romerinho Jatobá, fez duros comentários sobre a gestão de Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol. Nesta semana, a CBF divulgou a nova formulação da Copa do Nordeste, Pernambuco só terá dois representantes.

Pedão Repórter

03 de outubro de 2025 às 14:50   - Atualizado às 14:51

Romerinho Jatobá faz duras críticas a Evandro de Carvalho.

Romerinho Jatobá faz duras críticas a Evandro de Carvalho. Fotos: Carlos Lima / PCR e Divulgação / FPF

O presidente da Câmara do Recife, Romerinho Jatobá, fez duras críticas ao presidente da Federação Pernambucano de Futebol, Evandro Carvalho "Por falta de representatividade do presidente da Federação."

Em entrevista para a 'Folha de Pernambuco', Romerinho fez questão de ressaltar o momento atual do futebol pernambucano. 

Ano que vem, na Copa do Nordeste, que foi reformulada pela CBF, só terá dois representantes do estado: Sport e Retrô. As Federações com mais vagas são as da Bahia e Ceará, que contarão com três equipes. 

Com isso, Pernambuco perdeu uma vaga extra para a competição e despencou no ranking da CBF. Atualmente, a FPF é a terceira do Nordeste. 

Desabafo 

CBF divulgou oficialmente, nesta quarta,-feira, 01 de outubro, o novo formato da competição, que vai contar apenas com Sport e Retrô

Veja Também

A decisão da CBF sobre o novo formato da Copa do Nordeste, divulgada oficialmente nesta quarta-feira (1º), trouxe uma notícia amarga para o futebol pernambucano. O estado, que antes contava com quatro vagas, passa agora a ter apenas duas, destinadas a Sport e Retrô, deixando de fora clubes tradicionais como Santa Cruz e Náutico.

O vereador e presidente da Câmara do Recife, Romerinho Jatobá, foi enfático ao criticar o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, responsabilizando-o pela perda de espaço da representação local no cenário nordestino.

“Eu tenho sido um crítico constante do modelo de gerir a Federação Pernambucana do presidente Evandro Carvalho. É um modelo arcaico, que não dialoga, que não defende os interesses dos nossos clubes. Hoje, Pernambuco perde duas vagas na Copa do Nordeste para estados como Maranhão e Piauí. Isso acontece por falta de representatividade. Pernambuco está perdendo espaço porque a nossa federação não tem liderança à altura. O estado paga esse preço por falta de investimento no futebol. Estamos andando para trás.”, afirmou Jatobá.

Segundo o parlamentar, enquanto presidentes de outras federações atuaram com firmeza para ampliar ou preservar suas vagas, Pernambuco ficou à margem das discussões. “Foi criado um grupo de trabalho para discutir o formato da Copa do Nordeste, e o presidente da FPF sequer participou do processo. Ele só esteve presente na reunião final, já quando tudo estava decidido. Ou seja, ele ficou sabendo como nós: depois que já estava resolvido. Isso é inaceitável para um estado com a tradição do nosso futebol”, criticou.

Para Romerinho Jatobá, a decisão é uma derrota histórica para Pernambuco. “Evandro Carvalho está enterrando o futebol pernambucano. É uma perda que impacta financeiramente, esportivamente e na autoestima do nosso torcedor. Precisamos de uma federação que lute pelo que é nosso, não de uma que assista de braços cruzados ao desmonte do futebol pernambucano”, disse.

O vereador finaliza afirmando que não existe sequer um investimento no Campeonato Pernambucano. “Não tem um campeonato pernambucano que não tenha uma polêmica grande com a arbitragem do estado. Os árbitros pernambucanos têm muita dificuldade. Faz tempo que não vemos um árbitro daqui sendo destaque nacional e eles não têm culpa disso, afinal, qual investimento é feito? Nenhum! Pernambuco está muito atrasado e grande parte disso se deve ao presidente Evandro Carvalho", conclui.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:26, 26 Mar

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Frei Gilson.
Partida

Frei Gilson e jogo solidário na Arena Pernambuco já tem mais de 10 mil ingressos vendidos

O evento terá caráter beneficente e contará com a participação de ex-jogadores da Seleção Brasileira, atletas com passagem por grandes clubes do futebol nacional e nomes ligados ao futebol pernambucano.

Fabinho pode se tornar o novo contratado do Santa Cruz para Série C.
Casaca

Santa Cruz corre contra o tempo para contratar jogador multicampeão com o Sport; confira

Nos últimos dias, o Santa Cruz já anunciou uma série de reforços, como o zagueiro Edson Miranda, os laterais Thiago Ennes e Zé Mário.

trófeu da copa do nordeste
Vitória

Análise: Times Pernambucanos estreiam com vitória na Copa do Nordeste 2026

Retrô ganhou fora de casa o Imperatriz-MA e o Sport bateu a Jacuipense-BA na ilha

mais notícias

+

Newsletter