Luís Fabiano anuncia pré-candidatura a deputado federal em SP. Foto: Redes Sociais / Luis Fabiano
O ex-atacante Luís Fabiano anunciou neste sábado, 23 de maio, sua pré-candidatura a deputado federal por São Paulo nas eleições de 2026. Conhecido como "Fabuloso", o ex-centroavante, que passou por São Paulo, Ponte Preta, Sevilla e Seleção Brasileira, pretende iniciar uma trajetória na vida pública após uma carreira de destaque no futebol brasileiro e internacional.
A decisão marca a entrada de mais um nome do esporte na disputa eleitoral. Ao longo dos últimos anos, ex-atletas têm buscado espaço na política nacional, utilizando a popularidade conquistada dentro dos gramados como ponto de partida para a carreira pública. Um dos exemplos é o ex-atacante e lendário Romário. O baixinho entrou para o política no Rio de Janeiro.
Revelado pela Ponte Preta, Luís Fabiano ganhou projeção nacional ao vestir a camisa do São Paulo, onde se tornou um dos maiores artilheiros da história recente do clube.
O ex-atacante também teve passagens de destaque pelo Sevilla, da Espanha, além de defender a Seleção Brasileira em competições importantes, como a Copa do Mundo de 2010, onde fez um gol emblemático contra a Costa do Marfim.
Durante sua trajetória, acumulou títulos, recordes e marcou época como um dos principais atacantes brasileiros dos anos 2000. Seu estilo brigador dentro de campo e a forte identificação com as torcidas dos clubes onde passou, ajudaram a construir uma imagem de ídolo que perdura até os dias atuais.
Apesar do anúncio da pré-candidatura, Luís Fabiano ainda precisará cumprir as etapas partidárias e eleitorais para oficializar sua participação na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados.
Nos próximos meses, os partidos políticos deverão confirmar seus candidatos para as eleições de outubro de 2026. Caso a candidatura seja homologada, esta será a primeira experiência do ex-jogador em uma eleição.
2
3
4
23:03, 03 Ago
24
°c
Fonte: OpenWeather
A expectativa é levar para Brasília a experiência acumulada nas competições estaduais e buscar a vitória para Pernambuco.
Polícia Civil investiga as circunstâncias da morte do estudante, que passou mal durante o período de aulas em uma escola municipal de Bertioga.
Categorias de base do Leão entram na reta final de treinamentos de olho no Estadual; Sub-15 busca o tricampeonato e Sub-20 aposta em elenco fortalecido.
mais notícias
+