Pernambuco, 06 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

LALIGA X FIFA: presidente da liga espanhola pede para MUNDIAL DE CLUBES ser retirado do calendário

Com 32 clubes, o Mundial de Clubes, programado para ocorrer nos Estados Unidos, em 2025, ao final da temporada europeia, será a maior competição entre clubes organizada pela Fifa.

Cami Cardoso

15 de outubro de 2024 às 17:46   - Atualizado às 18:10

LALIGA X FIFA: presidente da liga espanhola pede para MUNDIAL DE CLUBES ser retirado do calendário

LALIGA X FIFA: presidente da liga espanhola pede para MUNDIAL DE CLUBES ser retirado do calendário Foto: Divulgação / FIFA

A menos de um ano do Mundial de Clubes, projeto da Fifa para reformular a competição, o formato tem sofrido críticas de mandatários, clubes, jogadores e federações. Dessa vez, Javier Tebas, presidente da LaLiga, pediu para que a Fifa repense sobre a realização do torneio, dizendo que este "não é necessário" e não é de interesse das equipes e atletas.

Durante o Segundo Fórum da União dos Clubes Europeus, realizado em Bruxelas, na Bélgica, Tebas discursou sobre o tema no painel.

"Presidente da Fifa, você sabe que não vendeu os direitos de transmissão pelo orçamento que disse. Você sabe que não tem os patrocínios que havia orçado. Você sabe que as ligas e o sindicato dos jogadores não querem esse Mundial. Retirem esse Mundial agora (do calendário)", afirmou.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Tebas sugeriu que Gianni Infantino, presidente da Fifa, realoque os custos orçados para o Mundial em outras áreas e federações. Segundo ele, esse montante equivale a 1,5 bilhão de euros (R$ 9,2 bilhões). "Não é necessário para os jogadores, não é necessário para os clubes, não é necessário para a Fifa, que tudo o que faz é desorganizar."

Veja Também

"Retire o Mundial e vamos sentar para negociar. Diálogo e negociação são diferentes, a negociação termina com o acordo e o diálogo termina com nada, estamos dialogando com a Fifa há anos. Tenho certeza que chegaremos a um acordo", afirmou Tebas. "Os propósitos que tem para o mundo do futebol nós também temos, mas eles não podem ser resolvidos com um Mundial."

Com 32 clubes, o Mundial de Clubes, programado para ocorrer nos Estados Unidos, em 2025, ao final da temporada europeia, será a maior competição entre clubes organizada pela Fifa. Até então, a edição de 2000 do Mundial de Clubes, no Brasil, havia sido o maior, com oito representantes, separados em dois grupos e, com o Corinthians, campeão na ocasião, tendo disputado quatro jogos até levantar o troféu.

Das 32 equipes, 30 vagas já estão definidas. Restam o representante dos Estados Unidos, por ser o país-sede, e o campeão da Libertadores deste ano. Dos brasileiros, Palmeiras, Flamengo e Fluminense, por se sagrarem campeões continentais em 2021, 2022 e 2023, respectivamente, já estão garantidos. Atlético-MG e Botafogo, semifinalistas na atual edição, ainda podem se juntar ao grupo, caso um deles fature o título deste ano.

Estadão Conteúdo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:55, 06 Mar

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Gui Santos volta a ser titular no Golden State Warriors.
Basquete

Gui Santos brilha, humilha Kevin Durant e lidera Warriors na vitória sobre Rockets na NBA

De volta ao time inicial, o brasileiro de 23 anos marca 14 pontos, distribui assistências e é decisivo na prorrogação do jogo tenso contra Houston.

Descubra horários, transmissões e destaques do Mundial de Skate 2026 em São Paulo, com Rayssa Leal em busca do tricampeonato no street feminino.
Mundial de Skate

Mundial de Skate 2026 em São Paulo: horários das quartas de final com Rayssa Leal neste sábado

São Paulo sedia pela primeira vez as modalidades street e park juntas, reunindo 365 atletas de 49 países e valendo pontos para as Olimpíadas de 2028.

Donald Trump chamou o Palmeiras de melhor time brasileiro ao relembrar jogo contra o Inter Miami de Messi na Copa do Mundo de Clubes.
Futebol

Trump elogia Palmeiras como melhor time brasileiro em encontro com Messi na Casa Branca

Durante homenagem ao campeão da MLS 2025, presidente dos EUA destaca empate épico contra o Verdão na Copa do Mundo de Clubes e descreve golaço de Suárez.

mais notícias

+

Newsletter