Pernambuco, 28 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Judô: Brasil conquista três medalhas no primeiro dia do Grand Slam na Suíça

Os ganhadores são os atletas Clarice Ribeiro (categoria até 48 quilos), Michel Augusto (-60 kg) e Rafaela Rodrigues (- 52kg).

Isabella Lopes

28 de agosto de 2026 às 19:12   - Atualizado às 19:12

Judocas que ganharam medalha de bronze.

Judocas que ganharam medalha de bronze. Foto: Reprodução/Redes Soiciais.

O judô brasileiro arrematou três medalhas de bronze no Grand Slam de Lausanne (Suíça) nesta sexta-feira, 28 de agosto, abertura da competição. Além de subirem ao pódio, os atletas Clarice Ribeiro (categoria até 48 quilos), Michel Augusto (-60 kg) e Rafaela Rodrigues (- 52kg) somaram pontos 500 cada um no ranking mundial classificatório para a Olimpíada de Los Angeles 2028. A etapa inédita do circuito mundial em Lausanne vai até domingo, 30 de agosto, com transmissão ao vivo no site Judo TV.

A amazonense Clarice Ribeiro, de 18 anos, faturou sua primeira medalha em Grand Slam da carreira ao derrotar a multimedalhista portuguesa Catarina Costa, 11 anos mais velha. Na luta final pelo bronze, Clarice levou a melhor ao desferir um yuko sobre a adversária, logo no início do combate.

Antes da disputa do bronze, Clarice somou três vitórias consecutivas: bateu a japonesa Yua Mori na estreia; derrotou a chilen Mary Dee Vargas nas oitavas e nas quartas superou a chinesa Wenna Zhuang, atual número 3 do mundo. No entanto, na semifinal, a amazonense sofreu revés por ippon da russa Marina Vorobeva.

O segundo brasileiro a subir ao pódio nesta sexta, 28 de agosto, em Lausanne foi o paulista Michel Augusto, recém-campeão do Grand Prix de Lima. O paulista de 21 anos assegurou o bronze nos 60 kg após um difícil embate com o atual campeão asiático Ruslan Poltorastskii (Bahrein). Michel garantiu a vitória ao encaixar um yuko sobre o adversário no golden score (tempo extra de luta).

Na estreia, o judoca paulista bateu o belga Oliver Naert e depois, nas oitavas, venceu o israelense Yehonatan Veksler.  Na luta seguinte, nas quartas, Michel perdeu para o sul-coreano Harim Lee e caiu para a repescagem. Na luta para seguir vivo na competição, o brasileiro reencontrou um velho conhecido: o francês Luka Mkheidze, atual vice-campeão olímpico. Diferentemente da final do ano passado no Grand Slam de Tbilisi (Geórgia), quando o francês levou o título, nesta sexta foi o paulista que derrotou Mkheidze com imobilização no golden score. A vitória garantiu o paulista na briga pelo bronze.

Veja Também

A sexta, 28 de agosto, também foi de comemoração para a santista Rafaela Rodrigues, de 19 anos. Assim como a compatriota Clarice, a judoca subiu hoje pela primeira vez na carreira ao pódio de um Grand Slam. No combate pelo bronze, Rafaela venceu a uzbeque Sugdiyona Rafkatova, após sete minutos de golden score.

Antes, Rafaela superou a holandesa Naomi Van Krevel na estreia e, nas oitavas, ganhou da russa Karina Efimova. A brasileira cravou a terceira vitória do dia nas quartas, contra a japonesa Rin Takeuchi,  campeã em junho do Grand Prix de Qingdao (China). No entanto, na semifinal, Rafaela sofreu revés para francesa Blandine Pont – medalhista este não no Grand Slam de Tbilisi e Cazaquistão – e caiu para a disputa do bronze.

Programação

Sábado (29) 

  • Categorias: Feminino (-63kg, -70kg) e Masculino (-73kg, -81kg)
  • Atletas: Nauana Silva (-70kg), Luana Carvalho (-70kg), Daniel Cargnin (-73kg), Guilherme de Oliveira (-73kg), David Lima (-81kg) e Gabriel Falcão (-81kg)
  • Horários: eliminatórias a partir das 3h e  disputas por medalhas a partir das 12h

Domingo (30)

  • Categorias: Feminino (-78kg, +78kg) e Masculino (-90kg, -100kg, +100kg)
  • Atletas: Beatriz Freitas (-78kg), Marcelo Fronckowiak (-90kg), Rafael Macedo (-90kg), Giovani Ferreira (-100kg) e Leonardo Gonçalves (-100kg)
  • Horários: eliminatórias a partir das 3h e  disputas por medalhas a partir das 12h.

Agência Brasil 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:37, 28 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Liverpool enfrenta Chelsea, pela Copa da Liga Inglesa.
Clássico Inglês

Liverpool x Chelsea: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações pela Copa da Liga

Reds chegam embalados por quatro vitórias consecutivas, enquanto os Blues tentam reagir após derrota no Campeonato Inglês.

Maqueiros fazem parte da história do Sport desde 1986.
Destaque

Desde o título de 1987, maqueiros do Sport serão homenageados por trajetória no futebol pernambucano

Rogério e Ademildo acompanharam a conquista brasileira de 1987 e seguem nos bastidores do Leão; profissionais do Náutico e do Santa Cruz também serão reconhecidos.

Iasmim Ferreira, sonha em ser goleira de futebol.
Superação

Jovem que nasceu sem um antebraço sonha em ser goleira e encontra no futebol força para superar o medo

Aos 15 anos, Iasmim, adolescente de Jucati, no Agreste pernambucano, encontrou no futebol um espaço para fortalecer a confiança, vencer a timidez e acreditar nos próprios sonhos.

mais notícias

+

Newsletter