Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Goleiro mais amado do Brasil, pernambucano Gabriel Uili conquista a web com carisma e defesas

Natural de Gravatá, o atleta se define abertamente como homossexual e conquistou os torcedores com suas comemorações espontâneas.

Everthon Santos

11 de novembro de 2025 às 17:01   - Atualizado às 17:02

Gabriel Uili durante a disputa da LIGA X1 do Podpah, no domingo (09).

Gabriel Uili durante a disputa da LIGA X1 do Podpah, no domingo (09). Foto: Divulgação / Redes sociais

O goleiro mais amado do Brasil, Gabriel Uili da Silva, de 24 anos, ganhou destaque nas redes sociais após sua atuação marcante durante o confronto entre Vassoura e Rikelme Silva, conhecido como o "Paquetá do X1", na Liga X1 Podpah, torneio organizado pelo podcast Podpah. O jogo aconteceu no último domingo, 9 de novembro, e teve como vencedor o time de Vassoura, por 6 a 3.

Apesar da vitória, foi o desempenho de Gabriel Uili, goleiro da equipe de Vassoura, que chamou atenção do público e viralizou na internet. Natural de Gravatá, o pernambucano se define abertamente como homossexual e conquistou os torcedores com suas defesas difíceis, além de comemorações espontâneas, que misturaram leveza, humor e confiança.

Durante a partida, o goleiro defendeu bolas improváveis e reagia com brincadeiras, pulos e gestos de carinho em direção à torcida. Essas cenas renderam milhões de visualizações nas redes sociais, tornando-o um dos nomes mais comentados da competição.

O goleiro mais amado do Brasil

Conhecido na internet como “o goleiro mais amado do Brasil”, Gabriel acumula mais de 310 mil seguidores em seu perfil oficial no Instagram. Alguns de seus vídeos já ultrapassaram 33 milhões de visualizações, consolidando sua presença digital como uma das mais altas entre atletas de futebol amador e fut 7.

Em entrevista ao Portal de Prefeitura, Gabriel contou que se assumiu homossexual há três anos e que busca, através da sua trajetória, inspirar outros jogadores a viverem com liberdade dentro e fora de campo.

Veja Também

Ele também é autor de um artigo acadêmico publicado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), intitulado “O futebol e suas representações sociais: a exclusão do público homossexual do campo à arquibancada”, que discute a homofobia no esporte.

“Minha missão é mostrar que mais pessoas podem se assumir na modalidade mostrando talento e pés no chão”, afirmou Gabriel, ao comentar sobre sua trajetória e o impacto que deseja causar no futebol.

Gabriel começou no futebol aos 11 anos de idade e atuou na base de clubes como Vitória das Tabocas, Sergipe e Ypiranga. Ele também participou de peneiras do Santa Cruz e do Vitória (BA).

Atualmente, o goleiro vem se destacando em competições de fut 7, futsal e torneios de inclusão. Ele representou Pernambuco na Ligay, etapa Nordeste, jogando pelo Tropicats, onde foi eleito melhor goleiro da competição. Gabriel também conquistou o título dos Jogos do Orgulho do Recife de 2025, reforçando sua presença como atleta e símbolo de representatividade.

Além dos torneios de diversidade, o pernambucano participa de campeonatos tradicionais. Recentemente, ele foi campeão em Venturosa, no Sertão de Pernambuco, em uma competição estadual que reuniu equipes de alto nível técnico do Estado.

Mesmo em um ambiente que ainda carrega fortes traços de machismo, Gabriel vem ganhando respeito e admiração pelo seu desempenho e pela forma autêntica com que se apresenta. Ele não abre mão de quem é, levando sempre consigo a bandeira LGBTQIA+ e defendendo o direito de que a orientação sexual não define o talento de um jogador.

Atualmente, o atleta vive do esporte e do conteúdo que produz para as redes sociais. Ele continua atuando em partidas e eventos por todo o estado e agora começa a expandir sua presença para o cenário nacional.

Em seus perfis, Gabriel mantém o mesmo tom leve e inspirador que mostra em campo. Ele segue se apresentando com o título que o público lhe deu: “o goleiro mais amado do Brasil”.

Vídeo 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:15, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Seleção Brasileira Campeã de 1958.
Especial Copas

Curiosidades e bastidores que marcaram a conquista do primeiro título mundial do Brasil em 1958

Da estreia de Pelé e Garrincha à inovação tática do 4-2-4, veja os fatos que consagraram a Seleção Brasileira na Suécia.

Sport faz o dever de casa e confirma favoritismo contra o Retrô ao vencer jogo da ida por 1 a 0
Pernambucano

Sport faz o dever de casa e confirma favoritismo contra o Retrô ao vencer jogo da ida por 1 a 0

O único gol da semifinal foi marcado no segundo tempo pelo jogador Gustavo Maia.

Internacional x Palmeiras se enfrentam em momento diferentes no Brasileirão.
Futebol

Internacional x Palmeiras: onde assistir e prováveis escalações

As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 21h30, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão.

mais notícias

+

Newsletter