Presidente da Câmara do Recife, Romerinho Jatobá, e Evandro Carvalho, da FPF. Fotos: Divulgação
O vereador e presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), usou as redes sociais na segunda-feira, 22 de setembro, para criticar de forma contundente a gestão do presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho.
O motivo foi a confirmação de que Pernambuco terá apenas duas vagas garantidas na Copa do Nordeste de 2026, uma redução que afeta diretamente clubes tradicionais do estado.
No vídeo publicado em seu perfil, Romerinho classificou a situação como um “absurdo” e cobrou mudanças na condução da federação.
“É um absurdo! Pernambuco, um dos estados mais tradicionais no futebol, com times que carregam grandes histórias, perde duas vagas na Copa do Nordeste de 2026 por pura incompetência da atual gestão da Federação Pernambucana. Precisamos de mudança urgente para garantir mais espaço e oportunidades para os times do nosso estado. Não podemos mais aceitar tamanha falta de comprometimento com o futebol pernambucano”, afirmou o parlamentar.
De acordo com o novo regulamento definido pela organização da Copa do Nordeste, a edição de 2026 contará com 20 clubes. Todos os estados da região terão direito a duas vagas, destinadas ao campeão e ao vice dos campeonatos estaduais.
A exceção será para Bahia e Ceará, que, por melhor colocação no ranking da CBF, terão direito a um terceiro representante, que será o terceiro colocado de seus estaduais.
Com esse formato, Pernambuco, que até 2025 contava com três vagas (incluindo a participação na Pré-Copa do Nordeste), passará a ter apenas duas. Assim, estão garantidos o Sport, atual campeão estadual, e o Retrô, vice-campeão.
A mudança pesa principalmente para o Náutico e o Santa Cruz. O Timbu, que participou da atual edição do torneio, ficará fora do Nordestão em 2026. Já o Santa Cruz, que vinha tentando retornar ao protagonismo por meio da pré-Copa do Nordeste, perde a oportunidade de disputar a fase preliminar e também não terá chance de classificação.
Vale destacar que a Federação Pernambucana ficou de fora do grupo que definiu a nova estrutura da Copa do Nordeste. O colegiado é liderado por José Vanildo, presidente da Federação do Rio Grande do Norte, e conta com representantes de Alagoas, Ceará, Paraíba e Sergipe. Apesar disso, Evandro Carvalho esteve presente na reunião em que a decisão foi consolidada,.
A Federação Pernambucana de Futebol lamenta que uma “matéria jornalística” tenha sido publicada antes mesmo de qualquer contato formal com esta entidade e, sobretudo, sem a devida apuração junto às instâncias oficiais.
É importante esclarecer que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não confirmou o modelo da Copa do Nordeste para a próxima edição. Portanto, não há definição sobre formato, regulamento ou número de vagas por estado. Consequentemente, é absolutamente incorreta e precipitada qualquer afirmação sobre perda de vaga de Pernambuco.
A FPF reitera que sempre atua de forma responsável, pautada no diálogo e na defesa intransigente dos interesses do futebol pernambucano, não cabendo alimentar especulações ou reproduzir informações sem base oficial.
3
14:12, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Condenado pelo homicídio, ex-goleiro cedeu uma entrevista a um podcast e falou sobre o caso. Ele também falou sobre o relacionamento com o filho.
O Tricolor do Arruda foi derrotado por Náutico e Sport durante a disputa do Campeonato Pernambucano.
Da estreia de Pelé e Garrincha à inovação tática do 4-2-4, veja os fatos que consagraram a Seleção Brasileira na Suécia.
mais notícias
+