Pernambuco, 06 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Goleiro de time nordestino está entre os 10 melhores do mundo; confira a lista

O atleta é o único brasileiro e nordestino presente no top 10 da lista, que avaliou o desempenho de 100 goleiros com base em critérios estatísticos precisos.

Eduarda Queiroz

11 de abril de 2025 às 16:43   - Atualizado às 16:43

Goleiro João Ricardo do Fortaleza.

Goleiro João Ricardo do Fortaleza. Foto: Reprodução/Lucas Emanuel

O goleiro João Ricardo, do Fortaleza, foi eleito o oitavo melhor goleiro do mundo em ranking divulgado pelo Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES Football Observatory), na última quarta-feira, 10 de abril.

O atleta é o único brasileiro e nordestino presente no top 10 da lista, que avaliou o desempenho de 100 goleiros com base em critérios estatísticos precisos, considerando os jogos entre os dias 31 de março de 2024 e 31 de março de 2025.

A pesquisa do CIES levou em consideração três fatores principais: o nível esportivo das partidas disputadas, o número de pontos conquistados por jogo, e a diferença entre a porcentagem de defesas realizadas e a expectativa de gols sofridos.

Com um índice de 83,7, o paredão superou diversos nomes de peso do futebol internacional, e registrou um desempenho de +7,05% acima da média esperada de defesas, o maior índice entre os goleiros do top-10 e o sétimo melhor no ranking geral neste critério.

“Fico muito feliz com esse reconhecimento. Honrado pela oportunidade de figurar ao lado de grandes goleiros do futebol mundial. Acredito que isso é fruto do trabalho que realizamos diariamente aqui no Fortaleza, e da confiança que recebo do grupo, da comissão técnica e do nosso torcedor. É um momento especial na minha carreira”, destacou João Ricardo.

Veja Também

Confira a lista do top 10

  1. Gianluigi Donnarumma (PSG);
  2. Yann Sommer (Internazionale);
  3. Thibaut Courtois (Real Madrid);
  4. Stanislav Agkatsev (Krasnodar);
  5. Mark Flekken (Brentford);
  6. Robert Sánchez (Chelsea);
  7. Péter Gulácsi (RB Leipzig);
  8. João Ricardo (Fortaleza);
  9. Moritz Nicolas (Borussia M'gladbach);
  10. Robin Zentner (Mainz).

A presença de João Ricardo no ranking reforça não apenas sua excelente fase no Fortaleza, mas também coloca o futebol nordestino em evidência no cenário internacional. O feito é simbólico para o esporte da região, que há décadas busca maior reconhecimento fora do eixo Rio-São Paulo.

Para o Fortaleza, o destaque do goleiro representa um marco e serve como motivação para o restante da temporada. O clube comemora o desempenho de seu camisa 1 como um reflexo da organização e da evolução do futebol cearense e nordestino nos últimos anos.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:42, 06 Mar

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Donald Trump chamou o Palmeiras de melhor time brasileiro ao relembrar jogo contra o Inter Miami de Messi na Copa do Mundo de Clubes.
Futebol

Trump elogia Palmeiras como melhor time brasileiro em encontro com Messi na Casa Branca

Durante homenagem ao campeão da MLS 2025, presidente dos EUA destaca empate épico contra o Verdão na Copa do Mundo de Clubes e descreve golaço de Suárez.

Sport na Copa do Brasil.
Copa do Brasil

Com time alternativo, Sport empata em 0x0 com a Desportiva, mas vence nos pênaltis e avança de fase

Além da vaga, o avanço também representa um alívio financeiro, pois o Leão da Ilha vai receber uma premiação superior a R$ 1 milhão.

Santa Cruz segue soberano contra o Náutico, mesmo retrospecto atual favorável aos alvirrubros.
Dinheiro

Santa Cruz x Sousa vale vaga na terceira fase e premiação de R$ 950 mil na Copa do Brasil

Classificação para a próxima fase da competição pode aliviar as finanças da Cobra Coral.

mais notícias

+

Newsletter