Goleiro João Ricardo do Fortaleza. Foto: Reprodução/Lucas Emanuel
O goleiro João Ricardo, do Fortaleza, foi eleito o oitavo melhor goleiro do mundo em ranking divulgado pelo Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES Football Observatory), na última quarta-feira, 10 de abril.
O atleta é o único brasileiro e nordestino presente no top 10 da lista, que avaliou o desempenho de 100 goleiros com base em critérios estatísticos precisos, considerando os jogos entre os dias 31 de março de 2024 e 31 de março de 2025.
A pesquisa do CIES levou em consideração três fatores principais: o nível esportivo das partidas disputadas, o número de pontos conquistados por jogo, e a diferença entre a porcentagem de defesas realizadas e a expectativa de gols sofridos.
Com um índice de 83,7, o paredão superou diversos nomes de peso do futebol internacional, e registrou um desempenho de +7,05% acima da média esperada de defesas, o maior índice entre os goleiros do top-10 e o sétimo melhor no ranking geral neste critério.
“Fico muito feliz com esse reconhecimento. Honrado pela oportunidade de figurar ao lado de grandes goleiros do futebol mundial. Acredito que isso é fruto do trabalho que realizamos diariamente aqui no Fortaleza, e da confiança que recebo do grupo, da comissão técnica e do nosso torcedor. É um momento especial na minha carreira”, destacou João Ricardo.
A presença de João Ricardo no ranking reforça não apenas sua excelente fase no Fortaleza, mas também coloca o futebol nordestino em evidência no cenário internacional. O feito é simbólico para o esporte da região, que há décadas busca maior reconhecimento fora do eixo Rio-São Paulo.
Para o Fortaleza, o destaque do goleiro representa um marco e serve como motivação para o restante da temporada. O clube comemora o desempenho de seu camisa 1 como um reflexo da organização e da evolução do futebol cearense e nordestino nos últimos anos.
3
17:23, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
Neste ano, o Timbu venceu a Cobra Coral duas vezes, a primeira por 4 a 0 e a segunda por 1 a 0. Em ambos jogos, o alvirrubro foi visitante.
O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.
mais notícias
+