Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ednaldo Rodrigues será afastado da CBF? STF tomará decisão nesta quinta (3)

Os ministros vão analisar uma liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes, em janeiro deste ano, que permitiu o retorno de atual presidente ao cargo.

Everthon Santos

03 de outubro de 2024 às 10:40   - Atualizado às 10:40

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF. Foto: Lucas Figueiredo/CBF/

O futuro de Ednaldo Rodrigues na presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) será decidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira, 3 de setembro.

Os ministros vão analisar uma liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes, em janeiro deste ano, que permitiu o retorno de Ednaldo ao cargo.

Antes da decisão, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) havia determinado o afastamento de Ednaldo e de outros dirigentes eleitos, designando um interventor para comandar a entidade.

A questão surgiu no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7580, movida pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Gilmar Mendes justificou sua liminar argumentando que o afastamento de Ednaldo Rodrigues poderia gerar danos irreparáveis à coletividade. Isso porque a FIFA, entidade máxima do futebol mundial, não reconheceria o interventor nomeado pelo TJ-RJ, o que poderia comprometer o funcionamento da CBF em competições internacionais e em sua gestão interna.

O processo tem raízes em uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) em 2017. O MP contestou mudanças no estatuto da CBF realizadas em uma assembleia geral naquele ano, que alteraram as regras eleitorais internas da confederação. A principal crítica do MP-RJ foi em relação à desproporcionalidade nos pesos de votos atribuídos aos clubes e às federações estaduais nas eleições para a escolha do presidente da CBF.

Veja Também

Na época, os presidentes das 27 federações estaduais tinham maior poder de decisão, com peso 3 nas votações, enquanto os clubes da Série A tinham peso 2, e os da Série B, peso 1. Essa configuração foi vista como uma violação à Lei Pelé.

Em 2021, o TJ-RJ anulou essas mudanças, determinou a anulação da eleição do então presidente Rogério Caboclo e ordenou uma intervenção na entidade, nomeando Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, e Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), como interventores. No entanto, essa decisão foi revertida pouco depois. A CBF e o MP-RJ chegaram a um acordo extrajudicial, estabelecendo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que alterou o estatuto da entidade para igualar o peso dos votos dos clubes das Séries A e B.

Com a nova configuração, Ednaldo Rodrigues, que ocupava a presidência interinamente após o afastamento de Caboclo, foi eleito presidente em 2022 para um mandato de quatro anos, até março de 2026. Entretanto, Gustavo Feijó, vice-presidente na gestão de Caboclo, recorreu à Justiça para anular o TAC, argumentando que o juiz de primeira instância não tinha competência para homologar o acordo.

O TJ-RJ acatou o pedido de Feijó, resultando no afastamento de Rodrigues em dezembro de 2022, até que a liminar de Gilmar Mendes o reconduziu ao cargo.

Agora, o STF deve decidir se Ednaldo Rodrigues permanece na presidência da CBF ou se a decisão do TJ-RJ será restabelecida, nomeando novamente um interventor para comandar a entidade.


 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:38, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

El Atlético de Madrid goleó al Barcelona en la ida por 4-0.
CopadelRey

Barcelona x Atlético de Madrid: entradas desde 248 hasta 408 euros por una remontada casi imposible

El club Blaugrana fija precios entre 248 y 408 euros para la vuelta de la semifinal.

Atlético de Madrid goleou o Barcelona na ida por 4 a 0.
Valores

Barcelona x Atlético de Madrid: ingressos para o jogo da volta chegam a custar mais de R$ 2.5 mil

No jogo de ida da semifinal da Copa do Rey, os Colchoneros venceram por 4 a 0 com um show dos comandados por Cholo Simeone.

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

mais notícias

+

Newsletter