Flamengo tenta de novo, mas Justiça nega e reafirma Sport como único campeão brasileiro de 1987 Foto: Arquivo / Sport Club do Recife
A rixa entre Flamengo e Sport pelo fatídico Campeonato Brasileiro de 1987 ganhou mais um round e, não muito diferente dos anteriores, o time carioca saiu derrotado.
Na terça-feira, 7 de outubro, a 1ª Vara Cível da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, julgou improcedente a ação movida pela equipe do Rio contra a Confederação Brasileira de Futebol, que buscava ser reconhecida como a verdadeira campeã da competição.
Na decisão, o juiz Arthur Eduardo Magalhães Ferreira afirmou que o debate sobre o título já foi encerrado e que não há espaço para uma nova interpretação. Dessa forma, o Sport segue como o único campeão brasileiro de 1987.
Além da sentença desfavorável, o Flamengo ainda foi condenado a pagar as custas processuais, além de R$ 20 mil em honorários para cada réu.
“Os torcedores podem bradar que o Autor é (ou seria) campeão brasileiro de 1987; no entanto, por decisão transitada em julgado do STF, o campeão é o Sport Clube do Recife. Simples assim.”
Além de tentar ser reconhecido como Campeão de 1987, o Flamengo também tentou ser reconhecido como o primeiro clube a cumprir os critérios para conquistar a taça das bolinhas, mas com a sentença, o São Paulo segue como o posto.
Sem dinheiro, a CBF anunciou que não iria realizar o Campeonato de 1987. Então, o Clube dos 13, que reunia os times com as 13 maiores torcidas do Brasil, convidou mais três clubes e criou a Copa União. Incomodada, a CBF promoveu um campeonato com mais 16 clubes, e nomeou de Módulo Amarelo.
Com os dois blocos criados, o Módulo Verde, do Flamengo e Internacional, se recusaram a jogar o cruzamento com Sport e Guarani, que venceram a "segunda divisão". Dessa forma, os dois clubes do eixo Centro-Sul foram eliminados por W.O, enquanto os outros dois fizeram a final entre si, com a equipe recifense sendo campeã.
3
09:43, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O único gol da semifinal foi marcado no segundo tempo pelo jogador Gustavo Maia.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 21h30, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 19h30, no Maracanã, pelo Brasileirão.
mais notícias
+