Pernambuco, 23 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Fifa notifica CBF e FLUMINENSE pode ser EXCLUÍDO do MUNDIAL DE CLUBES; ENTENDA

01 de dezembro de 2023 às 16:49

A Fifa enviou uma notificação à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) alertando que a entidade poderá ser suspensa. Bem como, o presidente Ednaldo Rodrigues seja afastado do cargo "por influência indevida de terceiros".

Apesar disso, uma das primeiras consequências práticas caso isso aconteça no curto prazo pode ser a exclusão do Fluminense do Mundial de Clubes, marcado para este mês, na Arábia Saudita.

Anteriormente, uma série de movimentações nos bastidores vem tentando minar o poder de Ednaldo Rodrigues.

Contudo, a movimentação seria liderada por dois ex-presidentes da CBF: Ricardo Teixeira e Marco Polo del Nero. Teixeira foi banido do futebol para sempre pela Fifa.

Por sua vez, Del nero recebeu punição de 20 anos da entidade máxima do futebol. O afastamento dele se encerra em 2037.

Além disso, o alerta da entidade máxima do futebol cita "influência indevida de terceiros", numa clara alusão aos cartolas afastados pela Fifa.

"Neste contexto, gostaríamos de lembrar que de acordo com o art. 14 par. 1 i) e art. 19 dos Estatutos da Fifa, as associações membros da Fifa são obrigadas a gerir os seus assuntos de forma independente e sem influência indevida de terceiros. Qualquer violação destas obrigações pode levar a potenciais sanções, conforme previsto nos Estatutos da Fifa", diz trecho do documento.

"Além disso, e em relação ao acima exposto, gostaríamos de enfatizar que quaisquer violações ao art. 14 par. 1 i) dos Estatutos da Fifa também pode levar a sanções, mesmo que a influência de terceiros não tenha sido culpa da associação membro em questão (art. 14, parágrafo 3 dos Estatutos da Fifa)", acrescenta o texto.

A Fifa enviou a notificação na quarta-feira. Uma eventual suspensão da confederação brasileira teria efeito sobre seus filiados - o que poderia tirar o Fluminense do Mundial de Clubes

Além de Teixeira e Del Nero, um ex-vice-presidente da entidade, Gustavo Feijó, tem feito sucessivas investidas judiciais para tentar tirar Ednaldo do cargo.

Aliado de Del Nero, Feijó concorreu em 2022 à presidência da CBF. Na ocasião, ele tentou suspender o pleito na Justiça até o último momento.

Segundo o estatuto da Fifa, a Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) é a única entidade reconhecida para a resolução de conflitos envolvendo clubes e associações esportivas.

Só poderá acionar a "justiça comum", após esgotar todas as instâncias esportivas.

Ao mesmo tempo, um dia após o recebimento da notificação, Del Nero publicou artigo no site UOL em que pede a renúncia de Ednaldo Rodrigues.

"Ou quem tem poder para isso (afastar o presidente), que é a Assembleia Geral, poderia retirá-lo de lá antes que ele comprometa o futuro do futebol brasileiro como um todo", escreveu o ex-cartola, que alega suposta má gestão financeira na CBF.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:33, 23 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Hélio dos Anjos e Guilherme dos Anjos, técnicos do Náutico, terão dor de cabeça para montar equipe.
Timbu

Náutico perde Wanderson para clássico contra o Sport; veja possível substituto

Zagueiro recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Cuiabá e está fora do duelo nos Aflitos pela 30ª rodada da Série B.

Eurico ainda é dúvida para jogo do acesso do Santa Cruz.
Dúvida

Santa Cruz atualiza situação de Eurico antes de jogo que pode valer o acesso; saiba mais

Zagueiro foi preservado após sentir dores no aquecimento e será submetido a exame para definir se poderá voltar ao time coral.

Torcida do Sport nos Aflitos durante a final do Pernambucano.
Rubro-negro

Sport solicita 10% da carga de ingressos para torcida no clássico contra o Náutico; veja pedido do Leão

Rubro-negro encaminhou requerimento ao Timbu e aos órgãos responsáveis antes do Clássico dos Clássicos nos Aflitos.

mais notícias

+

Newsletter