Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Federação Internacional exige teste de gênero e suspende campeã olímpica de boxe Imane Khelif

A determinação visa "garantir a segurança de todos os participantes e proporcionar uma competição com igualdade de condições para homens e mulheres".

Eduarda Queiroz

31 de maio de 2025 às 16:55   - Atualizado às 16:55

Campeã olímpica de boxe Imane Khelif.

Campeã olímpica de boxe Imane Khelif. Foto: Reprodução/X

A World Boxing, federação internacional responsável pelo boxe olímpico desde fevereiro, anunciou uma nova política sobre sexo, idade e peso, nesta sexta-feira, 30 de maio. Dessa vez, a entidade determinou que os atletas passem por teste genéticos que comprovem o gênero tanto para homens quanto para mulheres, as informações são do Globo Esporte.

>>> Siga o Portal de Esportes no instagram para ficar por dentro das notícias do mundo esportivo.

A medida visa "garantir a segurança de todos os participantes e proporcionar uma competição com igualdade de condições para homens e mulheres", segundo a federação. Além disso, a entidade informou que a atleta argelina Imane Khelif está suspensa da categoria feminina e não poderá participar da Copa do Mundo de Eindhoven, que será realizada de 5 a 10 de junho. A suspensão se estende a esta e a qualquer outra competição, caso a atleta não apresente o exame comprobatório.

"Esta decisão reflete preocupações com a segurança e o bem-estar de todos os pugilistas, incluindo Imane Khelif, e visa proteger a saúde mental e física de todos os participantes face a algumas das reações que foram expressas em relação à potencial participação da boxeadora na Copa do Mundo de Eindhoven", disse o comunicado da World Boxing.

A boxeadora venceu as Olimpíadas de Paris e teve seu gênero questionado durante o torneio. Ela também foi alvo de notícias falsas na época que afirmavam que era uma mulher transgênero.

Veja Também

Carta da World Boxing à federação argelina

"Imane Khelif não poderá participar da categoria feminina na Copa do Mundo de Eindhoven, de 5 a 10 de junho de 2025, e em qualquer evento da World Boxing até que Imane Khelif seja submetida a um teste genético de sexo, de acordo com as regras e procedimentos de teste do World Boxing.

De acordo com os Estatutos do World Boxing, as alterações às Regras de Competição são normalmente feitas pelo Congresso. No entanto, em circunstâncias especiais ou emergenciais, o Conselho Executivo do World Boxing detém a autoridade para fazer alterações imediatas quando uma regra for considerada inoperante ou quando a evolução das condições exigir uma alteração.

Em maio de 2025, o Conselho Executivo exerceu essa autoridade e adotou novos critérios de elegibilidade para a participação em categorias de boxe específicas para cada sexo. Essas novas regras de elegibilidade foram desenvolvidas com o propósito expresso de proteger os atletas em esportes de combate, especialmente considerando os riscos físicos associados ao boxe de estilo olímpico.

Informamos que, de acordo com a política da World Boxing, “…caso a certificação de gênero do atleta seja contestada pela federação do atleta ou pela World Boxing, o atleta ficará inelegível para competir até que a disputa seja resolvida…”

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:06, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

El Atlético de Madrid goleó al Barcelona en la ida por 4-0.
CopadelRey

Barcelona x Atlético de Madrid: entradas desde 248 hasta 408 euros por una remontada casi imposible

El club Blaugrana fija precios entre 248 y 408 euros para la vuelta de la semifinal.

Atlético de Madrid goleou o Barcelona na ida por 4 a 0.
Valores

Barcelona x Atlético de Madrid: ingressos para o jogo da volta chegam a custar mais de R$ 2.5 mil

No jogo de ida da semifinal da Copa do Rey, os Colchoneros venceram por 4 a 0 com um show dos comandados por Cholo Simeone.

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

mais notícias

+

Newsletter