Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

EVANDRO CARVALHO, presidente da FPF DETONA Mirassol na Série A: "Mirassol não é clube de Série A"

Durante sua participação no canal De Primeira, o representante da Federação criticou a participação do que nomeou de "clubes de empresários" nas principais divisões do futebol nacional.

Cami Cardoso

12 de dezembro de 2024 às 14:19   - Atualizado às 15:25

EVANDRO CARVALHO, presidente da FPF DETONA Mirassol na Série A: "Mirassol não é clube de Série A"

EVANDRO CARVALHO, presidente da FPF DETONA Mirassol na Série A: "Mirassol não é clube de Série A" Foto: Reprodução / Canal De Primeira

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE), Evandro Carvalho, fez comentários sobre o recente acesso do Mirassol à Série A do Campeonato Brasileiro 2025. Durante sua participação no canal De Primeira, o representante da Federação criticou a participação do que nomeou de "clubes de empresários" nas principais divisões do futebol nacional. Evandro fez questão de questionar: "Quem é que vai assistir Mirassol jogando Série A?"

"Veja aí, o Mirassol, Série A... Não tenho nada contra o Mirassol, conheço a cidade, mas o que é que danado o Mirassol vai fazer em Série A de Campeonato Brasileiro? Quem é que vai pagar? Quem é que vai investir? Quem é que vai assistir Mirassol jogando Série A? Mirassol não é clube de Série A" 

Na sequência, o presidente da FPF apontou que deveria existir alguma regra a favor de clubes tradicionais, como Santa Cruz, Sport, e Remo. 

"Clube de Série A é Flamengo, Corinthians, não sei o quê, não sei o quê, e no segundo escalão, Paysandu, Remo, Santa Cruz, Sport... Eu não tenho nada contra clube de empresário, não, mas deveria ter regra (a favor de clubes com tradição), como tivemos outrora, na época de Ricardo Teixeira. Nós deveríamos ter travas de segurança que fizessem com que a Série A fosse blindada para você privilegiar (clubes de torcida). As pessoas acham isso errado, dizem que é politicamente incorreto, mas eu sou pragmático. Imagina se daqui a pouco eu estiver na Série A: Mirassol, Novorizontino... Atlhetic"

Evandro Carvalho também falou sobre a presença de clubes que ele considera pequeno na Série A, para ele, o 'Brasileirão não é lugar para times sem tradição, sem história, sem bandeira'.

"Pegue 20 clubes, imagina eu colocar cinco clubes de empresário, que não tem um torcedor, salvo o presidente, a mulher dele, os filhos, a Nora e o papagaio, imagina eu pegar esses clubes todos e botar na Série A. Não existe isso, não é lugar de clube pequeno, não é lugar de clube sem bandeira, sem história, sem tradição, sem um século, não é"

Veja Também

Quando questionado pelo jornalista Beto Lago se o Retrô, atual campeão da Série D, seria prejudicado, caso fossem impostas regras a favor de clubes tradicionais, ele justificou que o clube pernambucano, ao contrário do Mirassol, conta com sócio torcedores e estrutura. Ele ainda fez questão de afirmar que apenas o presidente do Mirassol deve torcer para o time.

"Coloca três mil pessoas no campo, o do jogo dele tem três mil e tantas pessoas. Nós temos programa de sócio. Eu sou torcedor do Retrô, (outros) já vão virar sócios do Retrô. Tem estrutura, tem sócio, o Mirassol acho que só o presidente torce."

Com as falas de Evandro Carvalho ganhando cada vez mais destaque na mídia, a instituição publicou uma nota de esclarecimento e explicou que o presidente da FPF "não possui qualquer objeção a clubes emergentes".

Confira a nota

A Federação Pernambucana de Futebol esclarece que o presidente Evandro Carvalho não possui qualquer objeção a clubes emergentes, sejam constituídos como entidades associativas tradicionais ou no formato de clubes-empresa. Pelo contrário, reconhece o mérito técnico e a contribuição dessas equipes, como é o caso do Mirassol e outros clubes, que têm demonstrado grande competência e evolução no cenário futebolístico.

A posição defendida pelo presidente, no entanto, é de que o futebol brasileiro deveria contar com um modelo que preserve e valorize as grandes marcas, clubes históricos que, ao longo de décadas, construíram a identidade e a grandeza do nosso futebol e que possuem milhões de torcedores. Esses clubes são representações sociais e culturais fundamentais e são essenciais para a perpetuação da força do futebol nacional.

Reiteramos que a visão institucional é a de equilíbrio, que possibilite tanto a valorização das grandes marcas históricas quanto o estímulo ao desenvolvimento de novos clubes que contribuam para a evolução do futebol brasileiro.

Federação Pernambucana de Futebol

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:50, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Náutico não perde o Santa Cruz nos Aflitos desde 2017.
Rivalidade

Dentro dos Aflitos, Náutico carrega invencibilidade de quase uma década contra o Santa Cruz; confira

Neste ano, o Timbu venceu a Cobra Coral duas vezes, a primeira por 4 a 0 e a segunda por 1 a 0. Em ambos jogos, o alvirrubro foi visitante.

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, diz que jogos às 21h30 são prejudiciais.
Fala

Abel Ferreira critica domínio da Rede Globo no Brasileirão e pede ajuda da CBF; veja vídeo

O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.

mais notícias

+

Newsletter