Endrick chega ao Lyon por empréstimo do Real Madrid. Foto: Reprodução / Lyon e Divulgação / Real Madrid
Nesta terça-feira, 23 de dezembro, o Olympique Lionnais, da França, anunciou a contratação por empréstimo do atacante brasileiro Endrick, que deixou o Real Madrid após não ter oportunidades no ataque. Além de Mbappé, o comandante Xabi Alonso preferiu a escalação de Gonzalo García.
O ex-Palmeiras chegou ao clube no ano passado, em 2024, porém, foi vendido antes, em 2021. No entanto, por regras de transferências internacionais, só pode ir para a equipe espanhola ao completar 18 anos.
Seu início de trajetória com os Merengues foi meteórico. Em suas estreias na Champions League e La Liga foram marcadas por gols. Inclusive, na competição mais aclamada e desejado do mundo, o brasileiro marcou um gol de fora da área e encantou os torcedores do Real.
No entanto, ainda em sua primeira temporada, viu o 'estrelismo' decair, com jogos abaixo, com gols perdidos e pouco tempo dentro de campo. Porém, muito dessa falta de minutos, se deu ao falto de Mbappé, estrela da equipe, assumir um protagonismo e ser o atleta que mais marcou gols pelo clube.
No entanto, ao fim da temporada de 2024/25 e com a saída de Carlo Ancelotti, o Real Madrid contratou Xabi Alonso para comandar o clube já durante a Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Inclusive, o Mundial serviria de uma grande oportunidade para Endrick, já que Mbappé passou por alguns problemas físicos e não pode jogar as primeiras partidas. Entretanto, às vésperas da competição, o brasileiro também se machucou, abrindo caminho para Gonzalo García, cria da base do clube, ser aproveitado.
De quebra, o jovem atacante espanhol, além de vencer Endrick na hierarquia do clube, conquistou o prêmio de artilheiro do Mundial de Clubes, subindo no conceito do técnico Xabi Alonso.
Já no ínicio da temporada 2025/26, pela La Liga, Champions e Copa del Rey, Endrick já estava recuperado de lesão, mas foi preterido por Gonzalo. Desta forma, acumulando poucos minutos e vários registros no banco de reservas.
A situação ficou insustentável, pois, o atleta quer jogar a próxima Copa do Mundo com a Seleção Brasileira e, em comum acordo com o Real Madrid, comissão técnica e seu staff, ficou decidido que um empréstimo seria a melhor opção para todos os envolvidos.
Sendo assim, o atleta preferiu por fichar com o Lyon, equipe tradicional da França, que lhe ofereceu protagonismo e a camisa 9 do clube.
Endrick deve estrear pela equipe francesa apenas em janeiro, quando abre o mercado de transferências europeu.
Este pode ser o novo capítulo da carreira do jovem jogador que, ainda assim, é tratado como uma das maiores promessas do futebol mundial.
2
3
4
02:54, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O único gol da semifinal foi marcado no segundo tempo pelo jogador Gustavo Maia.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 21h30, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 19h30, no Maracanã, pelo Brasileirão.
mais notícias
+