Copa do Mundo 2026 Foto: Divulgação/FIFA
A lista de seleções classificadas para a Copa de 2026 já conta com 32 equipes confirmadas, deixando o torneio cada vez mais definido a sete meses do início, marcado para 11 de junho nos Estados Unidos, México e Canadá. Com o avanço das Eliminatórias ao redor do mundo, países da Europa, África, Ásia e Américas asseguraram lugar na maior edição da história do futebol, que terá 48 participantes.
A última rodada do fim de semana confirmou as vagas de Portugal e Noruega, que se juntaram às demais seleções já garantidas. Apesar disso, ainda restam 16 vagas a serem preenchidas: sete via repescagem europeia, três pela Concacaf, quatro pela repescagem continental da UEFA e duas pelo playoff mundial.
O continente europeu terá um dos processos mais disputados para definir suas últimas seleções classificadas para a Copa de 2026. No total, 16 equipes disputarão um mata-mata, composto pelos 12 segundos colocados das Eliminatórias e quatro vencedores de grupos da Liga das Nações 2024/25.
O sorteio dos confrontos está marcado para quinta-feira (20), e o formato será simples: semifinais e finais de jogo único. Apenas os campeões dos quatro caminhos garantem vaga no Mundial.
A Itália, bicampeã que já ficou fora das Copas de 2018 e 2022, volta a viver um drama e dependerá da repescagem para evitar um terceiro Mundial consecutivo sem participação.
Além da disputa europeia, o playoff global reunirá seis seleções uma de cada continente. Duas delas entram direto na final como cabeças de chave, enquanto as demais duelam em semifinais. Apenas os vencedores das duas finais carimbam vaga.
Até agora, Bolívia (Conmebol), RD Congo (África) e Nova Caledônia (Oceania) estão garantidas no minitorneio. As vagas restantes serão definidas por Ásia e Concacaf.
CONCACAF (3): Canadá, EUA e México (sede).
CONMEBOL (6): Argentina, Brasil, Uruguai, Colômbia, Paraguai e Equador.
AFC (8): Japão, Irã, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia, Austrália, Catar e Arábia Saudita.
CAF (9): Marrocos, Tunísia, Egito, Argélia, Gana, Cabo Verde, África do Sul, Costa do Marfim e Senegal.
UEFA (5): Inglaterra, França, Croácia, Portugal e Noruega.
OFC (1): Nova Zelândia.
Com metade das vagas ocupadas, o cenário da Copa de 2026 se torna cada vez mais claro, enquanto algumas seleções tradicionais ainda lutam para escrever seus nomes na edição mais grandiosa da história do torneio.
20:27, 12 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O único gol da semifinal foi marcado no segundo tempo pelo jogador Gustavo Maia.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 21h30, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 19h30, no Maracanã, pelo Brasileirão.
mais notícias
+