Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

CBF adota gesto ANTIRRACISMO em todo futebol brasileiro

A medida é uma maneira de informar o árbitro que algum jogador está sendo alvo de abuso racista.

Cami Cardoso

19 de novembro de 2024 às 14:08   - Atualizado às 14:34

CBF adota gento ANTIRRACISMO em todo futebol brasileiro

CBF adota gento ANTIRRACISMO em todo futebol brasileiro Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A partida do Brasil pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA com o Uruguai marcará outro passo importante na luta contínua contra o racismo. A Arena Fonte Nova será palco nesta terça-feira, 19 de novembro, do primeiro jogo no país com a implementação do Gesto Antirracismo da FIFA. 

Ao cruzar os braços na frente do peito, os jogadores poderão sinalizar diretamente ao árbitro que estão sendo alvos de abuso racista, levando o árbitro a iniciar o procedimento de três etapas. Com a primeira etapa, a partida será interrompida. Se o abuso continuar, a partida será suspensa, com os jogadores e os dirigentes da partida saindo do campo de jogo. Caso o incidente não cesse, na terceira etapa, a partida será abandonada.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi a primeira confederação a implementar punição desportiva em seu Regulamento Geral de Competições para casos de racismo. A iniciativa é um dos marcos da gestão do Presidente Ednaldo Rodrigues, o primeiro negro e nordestino a presidir a entidade.

"A partida da Seleção na Bahia, a cidade mais negra fora da África, marcará o lançamento oficial do protocolo contra atos racistas no futebol brasileiro", disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do site Portal de Prefeitura no seu celular

Veja Também

"Quando entrei para o Conselho da FIFA em março do ano passado, anunciei que a luta contra racistas seria uma das minhas prioridades na organização. De agora em diante, o gesto será adotado em todas as partidas em nosso país. O racismo é um crime que afeta a alma. Esta é uma demonstração pública da FIFA, da CBF e das outras federações nacionais de que não há mais espaço para racistas no futebol,” acrescentou.

O gesto foi aprovado por unanimidade no 74º Congresso da FIFA em Bangkok, na Tailândia, no dia 17 de maio deste ano. O gesto global de braços cruzados para sinalizar abuso racista se tornou parte do protocolo do futebol quando foi implementado na Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA Colômbia 2024.

Agora, a CBF tem orgulho de lançar a iniciativa em todos os níveis do futebol no Brasil, com o primeiro passo sendo dado nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA 2026. Na ocasião, a Seleção vai enfrentar o Uruguai, a partir das 21h45.

Detalhes sobre o Gesto Antirracismo foram comunicados aos jogadores da Seleção, comissão técnica, equipe de arbitragem e organizadores da partida na segunda-feira, 18 de novembro, em Salvador. Os torcedores na Arena Fonte Nova também serão informados por meio de anúncios no estádio e um vídeo, explicando o que acontecerá se o Gesto Antirracismo for usado. No dia 5 de setembro, a CONMEBOL anunciou que o Gesto Antirracismo seria implementado em todas as partidas organizadas pela confederação.

Da Redação do Portal de Prefeitura com informações da CBF.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:30, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

El Atlético de Madrid goleó al Barcelona en la ida por 4-0.
CopadelRey

Barcelona x Atlético de Madrid: entradas desde 248 hasta 408 euros por una remontada casi imposible

El club Blaugrana fija precios entre 248 y 408 euros para la vuelta de la semifinal.

Atlético de Madrid goleou o Barcelona na ida por 4 a 0.
Valores

Barcelona x Atlético de Madrid: ingressos para o jogo da volta chegam a custar mais de R$ 2.5 mil

No jogo de ida da semifinal da Copa do Rey, os Colchoneros venceram por 4 a 0 com um show dos comandados por Cholo Simeone.

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

mais notícias

+

Newsletter