CAMPEONATO PERNAMBUCANO COM 26 CLUBES? entenda novo formato proposto pela FPF Foto: Rafael Vieira/FPF
Carinhosamente chamado de Galetão, o Campeonato Pernambucano pode ter o seu formado alterado. Na próxima semana, será realizado o Conselho Arbitral do Campeonato Pernambucano de 2025, onde o regulamento da competição será o foco da discussão. No encontro, a Federação Pernambucana de Futebol pretende apresentar um novo formato para a disputa.
"Construí junto com a CBF esse modelo que é a evolução do estadual. A Copa do Nordeste está consolidada e tentamos criar uma fórmula que dê aos grandes a chance de jogarem menos e aos clubes do interior uma paridade e um equilíbrio que vai gerar um maior engajamento, e consequentemente uma maior renda. Lembrando que todos os custos dos jogos são da FPF"
O modelo que será apresentado propõe o início do Campeonato Estadual em novembro, com a entrada do Sport, Náutico, Retrô e Santa Cruz, os quatro times pernambucanos mais bem posicionados no Ranking da CBF, apenas na segunda fase da competição.
Em relação à primeira etapa do torneio, ela contará com todos os clubes da Série A2 e A3, somando 22 equipes. Os quatro melhores avançarão para a segunda fase, que será disputada em um octogonal apenas com jogos de ida, totalizando sete rodadas. Os quatro melhores disputam as semifinais, com jogos de ida e volta, e os vencedores avançado para final, também com dois jogos.
O presidente da FPF, Evandro Carvalho, declarou que dificilmente a proposta será aprovada para o Estadual de 2025, já que precisaria ser aprovada de forma unânime entre os 10 clubes que estarão presentes no Conselho Arbitral.
"Pela lei teremos que repetir a mesma fórmula deste ano em 2025. Sendo assim, ela só pode ser modificada se houver unanimidade entre os clubes, e até onde eu sei Central e Maguary já se posicionaram contrários. Mas para o Pernambucano de 2026 bastará a maioria simples, e tenho certeza que esse modelo será aplicado"
A ideia de Evandro é conversar com os presidentes das outras federações nordestinas para que o novo modelo possa ser implementado nos outros estados.
"É o modelo mais inteligente de campeonato. Ele salva os estaduais e alavanca a Copa do Nordeste. Se essa fórmula for expandida aos outros oito estados do Nordeste ela pode ser uma etapa embrionária para daqui a quatro anos termos uma Série A e uma Série B da Copa do Nordeste"
2
05:48, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
El club Blaugrana fija precios entre 248 y 408 euros para la vuelta de la semifinal.
No jogo de ida da semifinal da Copa do Rey, os Colchoneros venceram por 4 a 0 com um show dos comandados por Cholo Simeone.
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
mais notícias
+