A Série A do Futebol Brasileiro deve ter menor pontuação de corte. Normalmente, a estatísticas mostram que é necessário somar 45 pontos para se livrar do rebaixamento, mas, neste ano, pode ser diferente.
Rebaixamento para a Série B pode ser evitado com 36 pontos. Fotos: Paulo Paiva / Sport Recife e Joilson Marconne / CBF
O Campeonato Brasileiro da Série A vem chegando em suas rodadas finais. Agora, a competição chega a sua 28ª rodada e a contagem regressiva começa a ser contada. Só faltam 10 jogos para o fim da edição de 2025. Até o momento, nenhum posição ainda está garantida, mas, muito provavelmente, na parte de baixo, menos de 45 pontos, muito menos, será o necessário para evitar o rebaixamento.
Neste momento, a zona da degola é ocupada por, Vitória, com 25 pontos, Fortaleza, com 24, Juventude, com 23, e o lanterna Sport, com 16.
Entre todos os clubes, o que está com a vida mais complicada é o Leão pernambucano, que está 12 pontos atrás do Santos, primeira equipe fora da zona. No entanto, das equipes dentro da zona, o Sport é a equipe com menos jogos, tem dois a menos.
Outros times também estão pertos do Z4, são eles: Santos, com 28 pontos, Atlético Mineiro, com 29 e, um pouco mais distante, o Internacional, que tem 32 pontos.
Teoricamente, anos após ano, é divulgado que a pontuação de corte para evitar a queda para a Série B, é de 45 pontos. Mas, já é quase certo, que neste ano, será necessário fazer menos.
Tendo em vista que, todos os seis times estão cometendo vacilos todas as rodada, após rodada, já pode se desconsiderar as equipes que somarem os 36 ou 38 pontos. Isso mesmo, 36 ou 38 pontos. Hoje, Bragantino, com 36, São Paulo e Fluminense, que estão com 38, brigam pela parte de cima da tabela.
Até mesmo uma pontuação mais baixa. O Ceará, que conta com 34 pontos, conta com 7,3% de chances de rebaixamento, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais.
No atual momento, para estas equipes que já somaram 36 ou 38 pontos serem alcançadas pelos times do Z4, seriam necessárias, no mínimo, quatro vitórias seguidas, o que, até este momento, nenhuma equipe do pelotão de baixo conseguiu.
3
16:35, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Neste ano, o Timbu venceu a Cobra Coral duas vezes, a primeira por 4 a 0 e a segunda por 1 a 0. Em ambos jogos, o alvirrubro foi visitante.
O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.
Série invicta é a maior do clube no clássico desde a década de 1950. Em 2026, o Timbu venceu o rival duas vezes.
mais notícias
+