Segundo o documento, Imane Khelif apresenta características associadas a uma condição genética rara, em que bebês nascidos com essa alteração sejam frequentemente designados erroneamente do sexo feminino ao nascimento.
Boxeadora Imane Khelif Foto: Reprodução/ Redes Sociais
A boxeadora Imane Khelif, medalhista olímpica de 2024, teve detalhes de seu diagnóstico médico divulgados recentemente, após ser desqualificada pela Associação Internacional de Boxe (IBA) por não atender aos critérios de teste de gênero. As informações foram reveladas pelo jornalista francês Djaffar Ait Aoudia.
De acordo com o relatório, Khelif apresenta características associadas a uma condição genética rara. Ela possui cromossomos XY, não tem útero, apresenta testículos internos e um micropênis, conforme exames conduzidos por uma equipe de especialistas.
O parecer, emitido em junho de 2023, foi elaborado em colaboração entre o hospital Kremlin-Bicêtre, em Paris, e o hospital Mohamed Lamine Debaghine, em Argel.
A investigação médica contou com a participação dos endocrinologistas Soumaya Fedala e Jacques Young, que identificaram em Khelif uma deficiência de 5-alfa redutase, condição que interfere no desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos.
Essa deficiência faz com que bebês nascidos com essa alteração genética sejam frequentemente designados do sexo feminino ao nascimento, uma vez que a genitália pode assemelhar-se a uma "bolsa vaginal cega".
No entanto, durante a adolescência, indivíduos com essa condição frequentemente desenvolvem características típicas do sexo masculino, como aumento de massa muscular e crescimento de pelos, sem desenvolver seios ou apresentar menstruação — quadro que também se aplicaria a Khelif, segundo o relatório.
O exame completo, ao qual o jornalista teve acesso, incluiu uma ressonância magnética que confirmou a ausência de útero e a presença de testículos.
Um teste cromossômico identificou o cariótipo XY, enquanto um teste hormonal apontou níveis de testosterona dentro do padrão masculino.
Aoudia também relatou que os médicos levantaram a hipótese de que os pais de Khelif poderiam ter algum grau de parentesco, o que poderia explicar a presença da deficiência de 5-alfa redutase.
Além das conclusões, o relatório médico sugere que a atleta considere um tratamento cirúrgico e terapia hormonal para alinhar seu corpo com sua identidade de gênero, que é feminina.
Esse diagnóstico foi similar à avaliação realizada pela IBA em março de 2023, a qual resultou na desqualificação de Khelif das competições de boxe feminino, segundo informações divulgadas pelo site Reduxx.
2
02:38, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
El club Blaugrana fija precios entre 248 y 408 euros para la vuelta de la semifinal.
No jogo de ida da semifinal da Copa do Rey, os Colchoneros venceram por 4 a 0 com um show dos comandados por Cholo Simeone.
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
mais notícias
+