João Fonseca. Foto: Reprodução / Instagram
João Fonseca não começou a temporada 2026 da forma que esperava. Ele sequer entrou em quadra até o momento, o que coloca em xeque sua participação no Australian Open.
O calendário do tenista brasileiro previa a disputa de dois torneios preparatórios antes do Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada, que acontece em Melbourne.
Contudo, Fonseca acabou desistindo das duas competições: do ATP 250 de Brisbane (4 a 11 de janeiro) e do ATP 250 de Adelaide (12 a 17 de janeiro), ambos disputados na Austrália, em quadra dura.
O motivo das desistências foi o mesmo em ambos os casos: um problema físico na lombar, que posteriormente foi revelado pelo tenista brasileiro tratar-se de um caso de coluna retificada, com o qual lida durante toda a vida.
Com o início do Australian Open no próximo domingo (18), fica a dúvida se o carioca conseguirá participar do torneio. Vale destacar que, na última temporada, ele estreou bem no Major e somou pontos, os quais não conseguiria defender em caso de não participação ou derrota na estreia.
A seguir, entenda mais sobre o cenário que envolve João Fonseca e sua participação no Australian Open 2026.
A participação de João Fonseca no Australian Open 2026 ainda é incerta, por conta do problema na lombar que o afastou dos torneios nas últimas semanas.
Contudo, foi pensando justamente no Grand Slam que o brasileiro optou por se poupar. Dessa maneira, seu foco principal segue sendo participar da competição em Melbourne.
"Nos últimos dias, focamos no tratamento e na recuperação da região lombar. Após treinar aqui em Adelaide, fiz uma avaliação com a minha equipe e decidimos concentrar os esforços no Australian Open", escreveu o brasileiro em seu perfil em rede social.
Por conta de sua posição no ranking, entre os 30 melhores, João Fonseca entrou diretamente no Australian Open e, pela primeira vez, caso jogue, será cabeça de chave em um Grand Slam.
A chave de simples será sorteada na madrugada de quarta (14) para quinta (15).
A participação de João Fonseca na edição de 2025 do Australian Open foi histórica, contribuindo para que mais pessoas ao redor do mundo passassem a conhecê-lo.
Fonseca chegou embalado em Melbourne na última temporada, vindo de dez vitórias seguidas e títulos do Next Gen ATP Finals 2024 e do Challenger 125 de Camberra 2025.
Contudo, como ainda não possuía o ranking necessário para se garantir na chave principal, teve que disputar o qualificatório. Na fase prévia, mais três vitórias e vaga assegurada, pela primeira vez na carreira, em uma chave principal de Grand Slam.
Logo na estreia, encarou Andrey Rublev e somou sua primeira vitória contra um tenista top 10. Sem dar chances, venceu em sets diretos e encantou o mundo do tênis com sua performance. Na sequência, acabou parando em Lorenzo Sonego, na segunda rodada.O bom desempenho na Austrália, em 2025, rendeu a João 80 pontos no ranking mundial. Hoje, ele soma 1510, aparecendo na 30ª posição.
Caso o brasileiro não jogue o Australian Open 2026 ou perca na estreia, não somará pontos e perderá os 80 conquistados na última temporada, que automaticamente serão descontados.
Nesse cenário, considerando o ranking ATP do dia 13 de janeiro de 2026, Fonseca cairia para a 33ª colocação. Contudo, essa posição pode não se concretizar, visto que os demais tenistas, que estão acima ou abaixo de João no ranking, também têm seus pontos a defender e a conquistar.
Dessa maneira, é necessário esperar o fim do Australian Open, com participação ou não de Fonseca, para ter a certeza de qual será sua nova posição no ranking mundial.Australian Open 2026: confira mais detalhes
O Australian Open é um torneio histórico, disputado desde 1905. Ao longo dos anos, muitos tenistas já deixaram seu nome na história da competição.
A edição de 2026 será disputada entre os dias 18 de janeiro e 1º de fevereiro e conta com 128 jogadores na chave de simples masculino.
João Fonseca é o único tenista do Brasil que entrou diretamente pelo ranking, sem precisar passar pelo qualificatório. Outros três atletas disputaram a fase prévia, veja os resultados aqui.
Na estreia, Fonseca enfrenta o norte-americano Eliot Spizzirri, 89º do ranking, em uma partida que pode ser decisiva para dar confiança ao jovem brasileiro.
Caso avance, o adversário da segunda rodada sairá do confronto entre o italiano Luca Nardi e um tenista vindo do qualificatório.
Com a progressão dos favoritos, a terceira rodada reserva um duelo de alto nível: João Fonseca contra Jannik Sinner, atual bicampeão e vice-líder do ranking mundial. Um teste de fogo para o brasileiro, que busca firmar seu nome entre os grandes do tênis.
O Australian Open 2026 tem transmissão para o Brasil do canal ESPN e do streaming Disney+. Vale destacar que Melbourne está 14 horas à frente.
Confira a programação geral, de acordo com o horário de Brasília:
Da Redação do Portal com informações do Olympics.
2
3
4
01:38, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O único gol da semifinal foi marcado no segundo tempo pelo jogador Gustavo Maia.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 21h30, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 19h30, no Maracanã, pelo Brasileirão.
mais notícias
+