Recorde! Brasil conquista número histórico de indicações ao Oscar; saiba em quais categorias Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
O cinema brasileiro vive um momento histórico: o País conquistou cinco indicações ao Oscar 2026, o maior número da sua história na premiação. O destaque vai para O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, que concorre em quatro categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Elenco e Melhor Ator, com Wagner Moura.
Além do longa, o Brasil terá representação na categoria Melhor Fotografia, com Adolpho Veloso, indicado por Sonhos de Trem.
O feito confirma a crescente presença do cinema nacional em premiações internacionais. Em 2025, Ainda Estou Aqui já havia garantido três indicações e conquistado o primeiro Oscar do Brasil, na categoria Melhor Filme Internacional.
O Agente Secreto chega à cerimônia após uma sequência de vitórias importantes. Em janeiro, Wagner Moura e o filme receberam o Globo de Ouro de Melhor Ator em Drama e Melhor Filme em Língua Estrangeira, respectivamente, um feito histórico: a vitória de Moura foi inédita em 83 anos da premiação, enquanto o prêmio do longa foi apenas o segundo conquistado por produções brasileiras, 27 anos após Central do Brasil, de Walter Salles.
Recentemente, o filme também foi premiado como Melhor Filme Internacional nos Critics’ Choice Awards, nos Estados Unidos, e conquistou quatro troféus no Festival de Cannes, além de diversos outros prêmios em festivais pelo mundo.
Wagner Moura foi indicado ao Oscar 2026 de Melhor Ator por O Agente Secreto, feito inédito para um ator brasileiro. A lista divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta quinta-feira, 22, contempla ainda os atores Timothée Chalamet, Leonardo DiCaprio, Ethan Hawke e Michael B. Jordan. O vencedor será revelado na cerimônia de premiação em 15 de março.
A nomeação de Moura ganhou impulso significativo após a vitória no Globo de Ouro em 11 de janeiro, quando o ator fez história ao se tornar o primeiro brasileiro reconhecido na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama.
Timothée Chalamet, por sua vez, venceu a estatueta de Melhor Ator em Comédia ou Musical - o americano de 30 anos é considerado o principal rival de Moura no Oscar.
Wagner Moura e O Agente Secreto seguem os passos de Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres. No ano passado, o filme de Walter Salles fez história para o Brasil ao receber três indicações ao Oscar (incluindo a de Melhor Filme) - e vencer como Melhor Filme Internacional. Fernanda, apesar de ter conquistado o Globo de Ouro na categoria correspondente à de Moura para atrizes, não venceu o Oscar.
Veículos especializados, como a revista americana Variety, mudaram de ideia algumas vezes quanto à indicação de Moura ao Oscar. Acompanhando as movimentações e os bastidores ao longo dos meses, a publicação divulga várias versões de suas apostas. Na última relação, cravou a indicação do ator brasileiro como certa.
A trajetória de sucesso se desenhava desde a estreia: em maio de 2025, quando foi exibido pela primeira vez no Festival de Cannes, O Agente Secreto conquistou os holofotes ao vencer os prêmios de melhor ator e melhor direção.
Indicados ao Oscar 2026 de Melhor Ator:
Estadão Conteúdo
20:59, 12 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Cada cidade construiu uma identidade própria, atraindo turistas e foliões com estilos diferentes, tornando a comparação um debate apaixonado e culturalmente rico.
O show acontece no Classic Hall, que é a maior casa de show da América Latina.
A docusérie, lançada originalmente em 2020, voltou ao Top 10 do catálogo da plataforma e chama atenção tanto por seu conteúdo quanto pelo momento em que sua audiência cresce novamente.
mais notícias
+