Filme Tropa de Elite. Foto: Reprodução
O clássico do cinema nacional Tropa de Elite (2007) voltou a chamar atenção dos brasileiros após a recente megaoperação policial realizada no Rio de Janeiro. Segundo dados do Google Trends, as buscas pelo filme dirigido por José Padilha cresceram 488% durante o período da operação, atingindo o pico máximo na madrugada de 30 de outubro.
As regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Distrito Federal e Amazonas lideraram as pesquisas.
Lançado em 12 de outubro de 2007, Tropa de Elite acompanha o cotidiano intenso do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e os dilemas do Capitão Nascimento (vivido por Wagner Moura), que tenta encontrar um substituto enquanto enfrenta a pressão da violência e da corrupção dentro da polícia. O longa venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim e se consolidou como um dos filmes mais marcantes da história do cinema brasileiro.
Onde assistir Tropa de Elite
Se você quer rever ou assistir pela primeira vez, o filme está disponível em streaming no Globoplay e na Netflix. Também é possível alugar ou comprar digitalmente em plataformas como Prime Video, Apple TV e YouTube Filmes.
A megaoperação policial que deixou 121 mortos nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio, provocou uma onda de repercussão dentro e fora do país e também nas redes sociais. Após a ação, o governador Cláudio Castro (PL) registrou um aumento expressivo no número de seguidores no Instagram, passando de 464 mil para 1,2 milhão em apenas três dias.
Deflagrada na terça-feira (28), a operação, batizada de Contenção, foi considerada a mais letal da história do Rio. As polícias Civil e Militar mobilizaram efetivos para cumprir 180 mandados de prisão e busca e apreensão contra integrantes do Comando Vermelho (CV). O saldo final foi de 121 mortos, além do bloqueio de vias e da suspensão de serviços na região.
Na segunda-feira (27), Castro tinha 464 mil seguidores. No dia seguinte, o número subiu para 478 mil. Após a divulgação das imagens da operação e o surgimento dos primeiros relatos de dezenas de corpos encontrados por moradores, o total saltou para 746 mil na quarta-feira (29). Nesta quinta (30), o número ultrapassou 1,3 milhão de seguidores.
O governo estadual afirmou que a ação tinha como objetivo conter o avanço da facção e prender lideranças criminosas. Castro classificou o resultado como “um sucesso”, enquanto a Defensoria Pública da União (DPU) apontou indícios de ilegalidades e possíveis violações de direitos humanos. Especialistas em segurança pública ouvidos pelo Estadão avaliaram a estratégia como de alto risco e eficácia limitada no enfrentamento ao crime organizado.
De acordo com o Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI/UFF), desde que Castro assumiu o governo, em agosto de 2020, o Rio registrou 1.846 mortes em operações policiais e mais de 8 mil ações do tipo em todo o estado. Das 11 operações mais letais desde 2007, seis ocorreram sob sua gestão.
A operação também teve repercussão internacional. O Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, pediu uma reforma abrangente e eficaz dos métodos de policiamento no Brasil. Segundo ele, o país precisa “romper o ciclo de brutalidade extrema” e adotar padrões internacionais sobre o uso da força.
2
3
4
03:32, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Cada cidade construiu uma identidade própria, atraindo turistas e foliões com estilos diferentes, tornando a comparação um debate apaixonado e culturalmente rico.
O show acontece no Classic Hall, que é a maior casa de show da América Latina.
A docusérie, lançada originalmente em 2020, voltou ao Top 10 do catálogo da plataforma e chama atenção tanto por seu conteúdo quanto pelo momento em que sua audiência cresce novamente.
mais notícias
+