Embora o posto de rainha de bateria não seja um quesito avaliado individualmente, situações que impactem o desempenho coletivo podem influenciar a nota da escola.
Virginia Fonseca Foto: Divulgação
O Carnaval terminou, mas a repercussão sobre o desfile da Virginia Fonseca na Acadêmicos do Grande Rio segue movimentando as redes. Um dos nomes mais comentados na Sambódromo da Marquês de Sapucaí, a influenciadora estreou oficialmente como Rainha de Bateria da escola e teve sua atuação citada na justificativa de um dos jurados.
Ao contrário do que parte do público imagina, o posto de rainha de bateria não é um quesito específico de avaliação. Ou seja, ela não recebe nota individual. No entanto, qualquer situação que impacte o desempenho coletivo pode refletir na pontuação da escola.
Foi o que aconteceu no quesito Evolução, que analisa a fluidez, o ritmo e a harmonia da escola ao longo da avenida. O jurado Mateus Dutra retirou um décimo da agremiação ao apontar a abertura de um espaço vazio durante o desfile, um “claro” registrado aos 47 minutos, entre o tripé 3 e a ala 18.
Na justificativa, além de mencionar a falha na fluência, o avaliador fez uma observação direta sobre o espaço destinado à rainha de bateria. Segundo ele, a área reduzida poderia ter prejudicado a evolução da dança.
“A escola, apesar de ter desfilado com bastante espontaneidade pela maioria de seus componentes, pecou no subquesito fluência ao abrir um claro aos 47 minutos. OBS: Atentar para o espaço deixado para a rainha de bateria, pois o espaço muito reduzido pode prejudicar a evolução da dança da mesma”, registrou.
A anotação rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais. Parte dos internautas interpretou o comentário como uma crítica indireta à performance de Virginia. Outros defenderam que a observação foi técnica e direcionada à organização do desfile, não à habilidade da influenciadora.
"O espaço Reduzido pode prejudicar a Evolução da dança da mesma "
— jpbmmeMG2 (@PbGfernamg) February 20, 2026
Virginia nem sambava direito e se deixasse muito espaço ela ia embora kk https://t.co/hqMyActu9C
meio que é culpa deles mesmos, pq pegaram uma rainha que não tem presença e não tem samba. Mas acho que nesse caso deixaram o espaço curto pra mascarar a falta de habilidade da Virgínia.
— Kevin (@KevinSouza47178) February 20, 2026
Vcs criticando tanto a #Virginia , mas o único momento que alguma justificativa de nota é atrelada a ela e não foi motivo de punição e sim de observação, foi a observação pedindo pra darem mais espaço pra ela, pois a mesma estava sem espaço para evoluir a dança. #granderio pic.twitter.com/RaEDqQ6JLh
A estreia de Virginia Fonseca como rainha de bateria da Acadêmicos do Grande Rio no Carnaval do Rio de Janeiro foi marcada por tensão, falhas na fantasia e repercussão negativa nas redes sociais.
Na madrugada desta quarta-feira, 18 de fevereiro, antes mesmo de cruzar a Marquês de Sapucaí pela primeira vez no posto, a influenciadora presenciou uma briga generalizada entre integrantes da escola na área de dispersão.
Vídeos publicados no X mostram troca de agressões físicas enquanto Virginia observa o tumulto com semblante apreensivo.
A empresária desfilou à frente da bateria do Mestre Fafá defendendo o enredo “A Nação do Mangue”, homenagem ao movimento Manguebeat, surgido no Recife nos anos 1990. Ela assumiu o posto ocupado por Paolla Oliveira durante sete carnavais, o que elevou a expectativa do público e dos jurados.
A briga, antes mesmo de pisar oficialmente na Sapucaí, não foi o único problema que marcou a estreia da influenciadora. Durante o desfile, Virginia também enfrentou dificuldades com a fantasia.
O costeiro, de cerca de 12 kg, precisou ser retirado em alguns momentos por causa de dores nas costas. Além disso, o tapa-sexo descolou parcialmente ao longo da Avenida, sem exposição.
A rainha passou sem o adereço diante do Módulo 4 de julgamento, o que levantou questionamentos sobre possível impacto no quesito Fantasias.
Segundo o regulamento da Liesa, não há menção específica ao cargo de rainha de bateria. No quesito Fantasias, os jurados avaliam concepção e realização, observando adequação ao enredo, acabamento e harmonia visual. O texto prevê punição em caso de ausência significativa de elementos previstos originalmente.
Outro momento que repercutiu foi quando Virginia se afastou da bateria e caminhou sozinha pela Sapucaí, sendo reconduzida por um integrante da diretoria. A cena viralizou e gerou críticas de internautas, ampliando o debate sobre sua performance na Grande Rio.
Ao ser apresentada na Sapucaí pelo locutor, a rainha de bateria foi vaiada pelos torcedores que estavam nas arquibancadas do sambódromo. O momento deu o que falar, e os usuários do X ficaram divididos, enquanto alguns acharam desrespeitoso, outros justificaram que a reação do público foi válida.
4
13:57, 20 Fev
30
°c
Fonte: OpenWeather
O ator teve seu papel de maior destaque na série médica como o dr. Mark Sloan, também conhecido como "McSteamy", que interpretou de 2006 a 2012 e reprisou em 2021.
O participante já tinha vencido duas Provas do Anjo consecutivas e conseguiu escapar do Paredão ao ganhar uma Prova Bate e Volta.
A programação reúne manifestações tradicionais da cultura nordestina e apresentações musicais que dialogam com o forró, o piseiro e outros ritmos populares.
mais notícias
+