Pernambuco, 04 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Grupo Globo: Rede Bahia promove rodada de demissões e desliga repórter de entretenimento

Rede Bahia promove nova onda de demissões em Salvador. Entre as baixas na afiliada da Globo está o repórter de entretenimento Lucas Almeida, além de profissionais de outras áreas.

Portal de Prefeitura

20 de maio de 2026 às 18:59   - Atualizado às 19:05

Jornal da Manhã Globo Bahia

Jornal da Manhã Globo Bahia Foto: Divulgação

Os bastidores do mercado de comunicação no Nordeste foram surpreendidos com uma nova fase de reestruturação. A Rede Bahia, conglomerado de mídia afiliado da TV Globo no estado, promoveu uma nova rodada de demissões que resultou no desligamento de profissionais de diferentes setores da empresa. O corte mais emblemático envolve o jornalista Lucas Almeida, conhecido por sua forte atuação no segmento de variedades da emissora.

Natural de Cruz das Almas, o repórter havia ingressado no canal durante o período da pandemia de Covid-19. Ao longo de sua trajetória na TV Bahia, ele acumulou passagens de destaque pelo programa cultural Mosaico Baiano, além de comandar coberturas especiais do Carnaval de Salvador e de grandes festivais de música. Recentemente, o jornalista ganhou projeção regional ao atuar como o rosto do Nordeste na cobertura de bastidores do reality show Big Brother Brasil.

Além do repórter de entretenimento, pelo menos outros cinco funcionários de departamentos técnicos e operacionais foram desligados do grupo de comunicação. Informações de bastidores apontam que este movimento faz parte de um plano contínuo de adequação financeira e que novos cortes não estão descartados para o decorrer do ano.

Histórico recente de reestruturações e mudanças de comando

Este novo cenário de baixas não é um fato isolado na história recente do grupo de mídia baiano. No encerramento do ano passado, a empresa já havia realizado uma demissão em massa que afetou posições estratégicas de liderança, incluindo o então Coordenador de Entretenimento e Produções, Bruno Pita, além de colaboradores do Centro de Documentação (Cedoc), recepção e do núcleo de esportes.

A dança das cadeiras também atingiu o topo da hierarquia do jornalismo da Rede Bahia. Recentemente, a diretora de jornalismo Ana Raquel Copetti deixou o cargo em Salvador após aceitar um convite profissional da própria TV Globo para assumir novos desafios na matriz da rede.

Veja Também

Reformulação técnica contrasta com os cortes de pessoal

A onda de enxugamento de despesas ocorre paradoxalmente em um momento de investimentos estruturais na sede da emissora. Para celebrar o marco de seus 40 anos de fundação, o canal de televisão havia inaugurado um moderno complexo de estúdios integrados, promovendo uma reformulação visual completa em seus quatro telejornais diários (Bahia Meio Dia, BATV, Jornal da Manhã e Globo Esporte).

Na ocasião das inaugurações, a liderança do setor de jornalismo destacou que o foco estratégico da empresa estaria voltado para o pioneirismo tecnológico e para novos formatos de entrega de conteúdo. No entanto, a busca pela sustentabilidade financeira no atual cenário da mídia tradicional tem exigido um preço alto das equipes de produção, que agora precisam lidar com equipes mais enxutas para manter a programação local no ar.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:31, 04 Out

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Vintage, Doozie e Kevin Brauer se apresentam em novembro no Recife.
Música eletrônica

Doozie é confirmado em evento com Vintage Culture e Kevin Brauer no Recife, em novembro

DJ e produtor se apresenta no Classic Hall em novembro ao lado de nomes da música eletrônica brasileira e internacional.

Claudia Raia em "Tarsila, A Brasileira".
Eventos

Agenda cultural no Grande Recife tem Claudia Raia, Tiago Abravanel e musical dos Paralamas

Programação reúne shows, teatro, cinema ao ar livre, atrações infantis e exposições, com opções gratuitas e pagas

Corpos das vítimas do acidente áereo em Santa Catarina são liberados, entre eles do cantor Rick
Condições

Helicóptero de Rick voava em espaço aéreo não controlado, assim como avião de Marília Mendonça

A diferença está no tipo de serviço oferecido. Em espaços aéreos controlados, os órgãos de controle podem autorizar e separar aeronaves e emitir instruções aos pilotos.

mais notícias

+

Newsletter