Comentário de Álvaro Pereira Jr. sobre conquista do economista provocou resposta nas redes sociais; pernambucano apresentou registros de trabalhos aceitos em conferências internacionais.
25 de setembro de 2026 às 10:39 - Atualizado às 11:38
Gil do Vigor. Foto: Reprodução/Redes sociais
A comemoração pela aprovação de dois trabalhos acadêmicos levou Gil do Vigor a uma discussão pública com o jornalista Álvaro Pereira Jr., repórter do Fantástico. Após ser chamado de “falso acadêmico” pelo colega de Globo, o economista pernambucano defendeu sua trajetória e apresentou registros de aceites em conferências internacionais.
O episódio começou quando Gil celebrou a seleção de dois artigos dos quais é coautor para o 48º Encontro da Sociedade Brasileira de Econometria (SBE). O evento está previsto para dezembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Ao comentar a conquista nas redes sociais, Álvaro sugeriu que a aprovação no encontro brasileiro seria consequência de uma suposta rejeição dos trabalhos no exterior.
“Também conhecido como: nenhuma revista estrangeira aceitou meus artigos”, escreveu o jornalista.
Em outra manifestação, ele utilizou a expressão “falso acadêmico” e criticou o que considerou uma apresentação festiva da vida de pesquisador.
Na resposta, Gil contestou a tentativa de desqualificar sua produção por ter trabalhos selecionados para um evento nacional. O economista destacou a relevância da conferência e classificou o comentário como uma demonstração de “falta de noção e de respeito”.
Para rebater a insinuação de que seus estudos não teriam espaço fora do Brasil, publicou registros de aprovação de trabalhos individuais em conferências internacionais. A resposta se referia à participação nesses encontros acadêmicos.
“Infelizmente, nem sempre a experiência se torna sabedoria”, acrescentou o pernambucano.
Conhecido nacionalmente após participar do Big Brother Brasil, Gil construiu sua formação na área de Economia. Ele é graduado e mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e concluiu o doutorado na Universidade da Califórnia em Davis, nos Estados Unidos, em junho de 2026.
Na televisão, apresenta o quadro “Tá Lascado”, do Mais Você, no qual aborda assuntos econômicos e orientações financeiras em linguagem acessível. Também participa da apresentação do programa ao lado de Tati Machado em substituições a Ana Maria Braga.
Álvaro Pereira Jr. integra a Globo desde 1995. Ao longo da carreira, ocupou funções de chefia e participou de coberturas nacionais e internacionais. Atualmente, atua como repórter do Fantástico, com trabalhos nas áreas de ciência, tecnologia e entretenimento.
4
15:04, 15 Out
30
°c
Fonte: OpenWeather
A programação reúne música clássica e valorização do patrimônio histórico.
O aparelho é o primeiro smartphone dobrável da marca.
O documento reúne os dois ciclos festivos em uma única convocatória e prevê apresentações nos municípios das 14 Regiões de Desenvolvimento do estado.
mais notícias
+