O evento reúne atrações de música, artes cênicas, circo, literatura, artes visuais, cultura popular, gastronomia, artesanato e economia criativa.
07 de agosto de 2026 às 16:10 - Atualizado às 16:38
Festival PE Meu País em Arcoverde abre noite de shows com Solange Almeida, Novinho da Paraíba e mais Foto: Reprodução/Arte Portal de Prefeitura
O Festival Pernambuco Meu País entra, nesta sexta-feira, 7 de agosto, em uma nova etapa da programação em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. Depois de dois dias dedicados a ações formativas e intervenções culturais, o evento passa a concentrar também grandes apresentações musicais no Pátio de Eventos da cidade.
A primeira noite de shows terá Solange Almeida, Novinho da Paraíba, Fernandinha e Mano Walter, além do espetáculo Pernambuco Meu País. A DJ Cigana Cósmica, nome artístico de Thays Venâncio, será responsável por animar os intervalos. A programação no palco principal começa às 19h30.
Antes disso, Arcoverde já vinha recebendo atividades desde a quarta-feira (5). O Forma PE abriu a passagem do festival pelo município com oficinas, encontros e ações voltadas à profissionalização de artistas, produtores, artesãos e outros trabalhadores da cultura.
A maior parte das atividades formativas ocorre no Sesc Arcoverde, enquanto uma das oficinas foi programada para a sede do Samba de Coco Raízes de Arcoverde.
Na quinta-feira (6), a programação ganhou as ruas com a Trupe Pernambuco Meu País. Artistas ligados ao circo, dança, música, poesia e teatro percorreram diferentes pontos da cidade para apresentar ao público uma prévia do que será realizado ao longo do fim de semana.
A partir desta sexta, os polos culturais espalhados por Arcoverde ampliam as atividades gratuitas. O festival reúne atrações de música, artes cênicas, circo, literatura, artes visuais, cultura popular, gastronomia, artesanato e economia criativa.
No Pátio de Eventos, a abertura acontece com o espetáculo Pernambuco Meu País, que presta homenagem a Janete Costa, Mestre Vitalino e Mestre Irineu.
A montagem reúne cerca de 30 brincantes e trabalha elementos ligados à cultura popular pernambucana, como barro, couro, tecido e palha, conectando diferentes gerações e expressões artísticas.
Logo depois, a programação musical ganha força com Novinho da Paraíba, Fernandinha e Mano Walter. A madrugada será encerrada por Solange Almeida, que sobe ao palco à 1h10. A cantora é uma das atrações mais aguardadas desta passagem do festival por Arcoverde.
O Pernambuco Meu País permanece em Arcoverde até domingo (9). No sábado (8), a programação do palco principal terá nomes como Larissa Lisboa, Lucas Mamede, Maria Rita e Ana Carolina.
Já no domingo, o encerramento contará com Samba de Coco Trupé de Arcoverde, Clara Sobral, Grupo Revelação, Jorge Aragão e Psirico.
A expectativa da organização é receber mais de 170 mil pessoas durante os cinco dias de atividades e movimentar aproximadamente R$ 20 milhões na economia local, incluindo setores como comércio, hospedagem, alimentação e prestação de serviços. Todas as atividades do festival são gratuitas e abertas ao público.
1
2
3
4
18:12, 07 Ago
25
°c
Fonte: OpenWeather
Se você faz parte do time que não perde a chance de vivenciar a cidade, prepare a agenda: o circuito cultural está repleto de atrações imperdíveis para todos os gostos e estilos.
A proposta é oferecer um ambiente voltado à fé, ao compartilhamento de conteúdos cristãos e à formação de comunidades, sem depender da lógica das plataformas tradicionais.
Eleitos nesta quinta-feira (6), artistas são oriundos de manifestações culturais como maracatu, medicina tradicional indígena, samba e coco, entre outros.
mais notícias
+