A expectativa é de que o evento movimente R$ 20 milhões e atraia mais de 170 mil pessoas para a cidade. O festival é realizado pelo Governo de Pernambuco.
05 de agosto de 2026 às 12:05 - Atualizado às 12:15
Festival Pernambuco Meu País chega a Arcoverde na quarta (5). Foto: Divulgação
O município de Arcoverde, terra do samba de coco na porta de entrada do Sertão de Pernambuco, recebe entre esta quarta-feira, 5 de agosto, e o domingo (9) a caravana cultural do Festival Pernambuco Meu País.
A expectativa é de que o evento movimente R$ 20 milhões e atraia mais de 170 mil pessoas para a cidade. O festival é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), em parceria com a Prefeitura de Arcoverde, e promove em cada município por onde passa uma programação gratuita e aberta ao público de todas as idades, com ações de diversas linguagens artísticas e da economia criativa, unindo formação cultural e entretenimento.

Cada cidade da itinerância recebe cinco dias do Festival Pernambuco Meu País. Durante o dia, os municípios recebem polos e ativações artísticas nas áreas de circo, artes visuais, artesanato, cultura popular, dança, fotografia, literatura, moda e teatro, além de atividades formativas. Já a partir da noite da sexta-feira (7), o palco Pernambuco Meu País conta com apresentações de grandes nomes da música pernambucana e brasileira.
Em Arcoverde, a programação já começa nesta quarta-feira (5), com ações formativas do Forma PE que seguem até o domingo (9). A maior parte das atividades acontecerá no SESC da cidade, situado na Rua Capitão Arlindo Pacheco de Albuquerque, 364, no Centro; exceto uma oficina, que será realizada na Sede do Samba de Coco Raízes de Arcoverde.
O Forma PE é um núcleo de formação, diálogo e serviços do festival, voltado para o fortalecimento da profissionalização de artistas, produtores, artesãos e fazedores de cultura. As inscrições podem ser efetuadas por meio do Linktree na bio do Instagram @festivalpernambucomeupais.
Na quinta-feira (6), abrindo a programação cultural do festival na cidade, a Trupe Pernambuco Meu País tomará por completo as ruas de Arcoverde, com um grupo de artistas do circo, da dança, da música, da poesia e do teatro que convidam os transeuntes, moradores e turistas, para a imersão artística que está por vir nos próximos dias. Na sexta-feira (17), os mais de dez polos artísticos espalhados pela cidade iniciam suas programações abertas ao público até o domingo (19).
O palco Pernambuco Meu País, montado no Pátio de Eventos de Arcoverde (Rua Padre Roma, 265 - Santa Luzia), abre sua grade na sexta-feira (07/08), a partir das 19h30, com o espetáculo Pernambuco Meu País, seguido pelas apresentações de Novinho da Paraíba, Fernandinha, Mano Walter, Solange Almeida e DJ Cigana Cósmica (Thays Venâncio) nos intervalos.
No sábado (18), o Bloco Carnavalesco Sombatuki abre a programação do palco, seguido por Larissa Lisboa, Lucas Mamede, Maria Rita, Ana Carolina e a DJ Vibra nos intervalos. Encerrando a programação do palco em Arcoverde, o domingo (09) terá shows do Samba de Coco Trupé de Arcoverde, Clara Sobral, Grupo Revelação, Jorge Aragão, Psirico e DJ Dagga nos intervalos.
05/08 a 07/08
Workshop de Fotografia para Shows Musicais, ministrada por Pablo de Luca
06/08
Roda de Conversa com Vivência Prática no Coco de Roda, ministrada por Kell Calixto
06/08
Oficina Urban Art, ministrada por Renna
07/08
Fórum Cadeia Produtiva da Cultura: da Criação ao Mercado
07/08 e 08/08
Oficina de Breaking, ministrada por Okado do Canal
08/08
Workshop de Passarela, ministrada por Nestor Mádenes
1
2
3
4
13:26, 05 Ago
27
°c
Fonte: OpenWeather
O vídeo do personagem dançando em uma gira de Exu voltou a circular nas redes sociais, gerando grande repercussão e curiosidade entre os internautas.
O artista contou que escapou de um acidente na Via Dutra após realizar uma manobra rápida e afirmou acreditar que foi ajudado por uma força que não consegue explicar.
Fiel ao estilo que a consagrou nas redes sociais, a candidata chegou ao evento vestindo uma jaqueta jeans customizada, com o desenho de uma bota.
mais notícias
+