Nesta terça-feira, 17 de fevereiro, o templo sagrado do samba irá ser palco de quatro enredos que prometem emocionar e agitar todos os sambistas do Brasil.
Carnaval 2026: veja quais escolas desfilam no último dia de festa na Sapucaí Foto: Divulgação / Salgueiro
A última noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval 2026 acontece nesta terça-feira, 17 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Quatro escolas entram na avenida para fechar a festa: Paraíso do Tuiuti, Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Grande Rio e Acadêmicos do Salgueiro.
A apuração das notas, que vai definir a campeã entre as 12 agremiações do Grupo Especial, será realizada nesta quarta-feira, também na Marquês de Sapucaí.
Quem dá início à programação é a Paraíso do Tuiuti, com o enredo “Lonã Ifá Lukumi”, que celebra a tradição iorubá. A escola aposta em um desfile que valoriza ancestralidade, religiosidade e cultura afro-cubana.
À frente da bateria, a rainha Mayara Lima segue como um dos principais nomes da agremiação e do Carnaval Carioca. Outro destaque da escola é o intérprete Pixulé, que tem emocionado a Sapucaí com sua voz potente. O desfile começa às 22h.
Na sequência, às 23h30, a Unidos de Vila Isabel entra na avenida com um enredo que celebra a trajetória do sambista Mano Heitor do Cavaco. A escola mantém a tradição de exaltar nomes ligados à história do samba.
A bateria Swingueira de Noel será comandada mais uma vez por Sabrina Sato, que chega ao 16º ano como rainha de bateria da azul e branca de Noel.
A Grande Rio desfila à 1h com um enredo sobre o movimento cultural Manguebeat, traçando um paralelo entre a cultura nordestina e a Baixada Fluminense. A escola de Duque de Caxias tem gerado expectativa com a estreia da influenciadora Virginia Fonseca como rainha de bateria.
O desfile também contará com a presença da bailarina Brunna Gonçalves, que deixou a Beija-Flor no último ano, além de nomes como Alane Dias, Adriana Bombom e Fabiana Karla.
Fechando oficialmente os desfiles do Carnaval 2026, a Acadêmia do Samba leva para a avenida uma homenagem à professora e carnavalesca Rosa Magalhães, reconhecida como a maior detentora de títulos na era Sambódromo.
A bateria Furiosa será comandada por Viviane Araujo, que mantém uma relação de mais de 18 anos com a escola. O time de musas conta ainda com Bruna Griphao, Cintia Dicker, Carol Nakamura e Lívia Andrade.
Com os quatro desfiles desta noite, o Grupo Especial encerra a programação na Sapucaí. Agora, a expectativa se volta para a apuração, que vai definir a campeã do Carnaval 2026.
2
3
4
17:19, 17 Fev
29
°c
Fonte: OpenWeather
Os dois posaram para fotos aos beijos em um dos camarotes da Sapucaí na madrugada desta terça-feira, 17.
A noite da segunda-feira, 16 de fevereiro, destacou as apresentações multiculturais com afoxés, coco de roda e maracatu pelos sete polos da cidade.
Após um dia marcado por dezenas de blocos nas ladeiras e polos descentralizados, a programação noturna concentra grandes palcos, cortejos tradicionais e eventos.
mais notícias
+