Buzeira e Rodrigo Morgado. Foto: Divulgação
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira, 14 de outubro, a Operação Narco Bet, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro e tráfico internacional de drogas.
A ação é um desdobramento da Operação Narco Vela, realizada em abril deste ano, que teve como foco o transporte de drogas por meio de embarcações de grande porte e equipamentos satelitais.
Entre os alvos da operação estão o influenciador digital Bruno Alexssander Souza Silva, conhecido nas redes sociais como Buzeira, e o empresário Rodrigo Morgado, que já havia sido detido anteriormente pela PF. Ambos foram presos nesta nova fase da investigação.
De acordo com a Polícia Federal, a operação conta com o apoio da Polícia Criminal Federal da Alemanha (Bundeskriminalamt – BKA), responsável pela prisão de um dos investigados que estava em território alemão. A ação simultânea reforça o caráter internacional do esquema investigado.
Ao todo, os agentes cumprem 11 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão em quatro estados brasileiros: São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em Santos, no litoral paulista, ao menos três mandados foram cumpridos na manhã desta terça-feira, segundo informações da TV Tribuna.
A PF também determinou o bloqueio de bens e valores que ultrapassam R$ 630 milhões, com o objetivo de enfraquecer financeiramente o grupo criminoso e reparar parte dos prejuízos causados pelas atividades ilícitas.
As investigações apontam que a quadrilha utilizava métodos complexos de lavagem de dinheiro, envolvendo criptomoedas, remessas internacionais e empresas de fachada. Parte desses recursos era movimentada por meio de plataformas de apostas eletrônicas, conhecidas como bets, usadas para mascarar a origem dos valores provenientes do tráfico de drogas.
Buzeira, que soma mais de 15 milhões de seguidores nas redes sociais, ficou conhecido por exibir uma vida de luxo e ostentação. Em março deste ano, o influenciador afirmou ter perdido R$ 1 milhão em uma noite de pôquer na casa de Neymar Jr., mostrando inclusive o recibo nas redes sociais. Ele também costuma publicar fotos com grandes quantias de dinheiro e carros de luxo, o que chamou atenção dos investigadores.
Já o empresário Rodrigo Morgado também é um velho conhecido da PF. Ele foi preso em abril, durante a Operação Narco Vela, por porte ilegal de arma de fogo e teve veículos de luxo apreendidos. Na época, foi solto quatro dias depois e chegou a firmar um acordo judicial para encerrar o processo. Morgado ficou conhecido nas redes sociais após sortear um carro em uma festa da própria empresa e, depois, tomar o prêmio da funcionária sorteada, episódio que repercutiu negativamente.
2
03:55, 16 Set
26
°c
Fonte: OpenWeather
"La Corte de Faraón" reúne orquestra, coro e dança nos dias 29 e 30 de setembro; montagem do Conservatório Pernambucano de Música tem classificação de 14 anos.
Cantor foi a primeira grande atração anunciada; apresentação levará samba e pagode ao município.
Evento integra as comemorações dos 131 anos do município, com duas noites de apresentações na Porta do Rio e arrecadação de leite.
mais notícias
+