Carregar o celular toda noite danifica o aparelho; entenda motivo Foto: Reprodução / Internet
Deixar o celular carregando durante a noite parece ser uma solução prática para quem tem uma rotina corrida. Porém, esse hábito tão comum pode estar danificando silenciosamente a bateria do seu aparelho, e colocando sua segurança em risco.
Especialistas em tecnologia vêm alertando que manter o smartphone conectado à tomada por horas seguidas, especialmente durante o sono, pode acelerar o desgaste da bateria, reduzir sua autonomia ao longo do tempo e até causar superaquecimento.
Durante a madrugada, o celular atinge rapidamente os 100% de carga. Mas, ele continua plugado na tomada e passa a realizar ciclos automáticos de recarga para manter esse nível máximo. Esses pequenos ciclos, mesmo que pareçam inofensivos, forçam os componentes internos da bateria, promovendo o envelhecimento precoce.
Além do desgaste natural, esses ciclos geram calor e o calor é um dos maiores inimigos da bateria de lítio. Com o tempo, o aparelho começa a perder eficiência, exige mais recargas ao longo do dia e apresenta menor desempenho.
O ideal é manter a carga entre 30% e 70%, no máximo 80%. Isso significa que carregar o celular até 100% todos os dias pode ser um exagero desnecessário, já que os smartphones modernos funcionam muito bem com cargas parciais e contam com otimizações para consumo inteligente de energia.
Em resposta a essa necessidade, muitos aparelhos já trazem modos de carregamento inteligente. Essa função limita ou adia o carregamento completo, fazendo com que o celular atinja os 100% apenas momentos antes do usuário acordar, reduzindo o tempo de exposição à corrente elétrica.
O problema vai além do desempenho da bateria. Carregar o celular à noite pode trazer riscos reais, especialmente quando o aparelho fica sobre superfícies inflamáveis como colchões, travesseiros ou sofás.
Sem ventilação adequada, o calor gerado pelo carregamento pode se acumular e causar superaquecimento, em alguns casos, com consequências graves, como incêndios ou derretimento do aparelho. Há relatos de celulares que explodiram durante o carregamento noturno, principalmente quando estavam sendo usados carregadores não originais.
Pequenas mudanças de hábito podem evitar grandes problemas. Preservar a vida útil da bateria e garantir a segurança da casa começa por decisões simples, como escolher melhor o momento de carregar seu celular.
2
22:48, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
Sorteio realizado em São Paulo não teve ganhador na faixa principal e distribuiu valores para 5 e 4 acertos.
mais notícias
+