Vacinação em humanos contra a gripe aviária será iniciada na Finlândia. Vacinação em humanos contra a gripe aviária será iniciada na Finlândia.
O Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar informou que deve iniciar “o mais rápido possível” a vacinação, em humanos, contra a gripe aviária. O país será o primeiro no mundo a ofertar esse tipo de imunização.
Em nota, o país destacou ter adquirido 20 mil doses da vacina, montante suficiente para imunizar 10 mil pessoas com duas doses cada. A segunda dose deve ser administrada três semanas após a primeira.
A vacina será distribuída entre pessoas com mais de 18 anos e que, em razão do trabalho ou de outras circunstâncias, apresentam risco aumentado de contrair a doença. O governo finlandês estabeleceu como público-alvo:
- pessoas em contato com animais de fazendas voltadas para o processamento do couro;
- pessoas que trabalham com aves domesticadas, mantidas em criadouro;
- pessoas envolvidas no manuseio e no abate de aves e de outros animais doentes ou mortos, como funcionários de instalações de processamento de subprodutos animais;
- pessoas que trabalham com anilhagem de pássaros (marcação individual com um pequeno anel de metal na pata);
- pessoas que trabalham com aves selvagens;
- pessoas que trabalham em zoológicos e aviários;
- médicos veterinários;
- profissionais de laboratório que manuseiam o vírus da gripe aviária ou amostras que possam contê-lo;
- contatos próximos de um caso suspeito ou confirmado de gripe aviária.
O comunicado destaca que não há casos confirmados de gripe aviária em humanos na Finlândia e que a vacinação é preventiva.
O instituto reporta que, em 2023, o país registrou mortes em massa de aves selvagens causadas pela infecção por gripe aviária.
“O vírus também se espalhou amplamente pelas fazendas de produção de peles, causando alta morbidade e mortalidade em animais.”
4
20:14, 23 Set
27
°c
Fonte: OpenWeather
O temor expressado pelas entidades é de haver uma interferência de tal modo que afete "a soberania nacional, o funcionamento das instituições democráticas e a livre formação de vontade dos eleitores".
O medicamento é destinado a pacientes que apresentam deficiência ou produção insuficiente do hormônio da paratireoide (PTH), responsável por participar do controle dos níveis de cálcio e fosfato no organismo.
A norma altera o Código Penal e a Lei nº 8.176/1991 e passa a prever punições mais rigorosas para a subtração de petróleo e derivados.
mais notícias
+