Pernambuco, 07 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Rede Compaz, iniciativa da Prefeitura do Recife, é selecionada para Prêmio Innovare

Promovida pelo Instituto Innovare, a premiação conta com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e promove, desde 2004, as boas práticas para tornar a justiça mais ágil e acessível à população.

23 de julho de 2021 às 08:15

As fábricas de cidadania da rede de Centros Comunitários da Paz (Compaz) estão na disputa para o Prêmio Innovare 2021, na categoria aberta à sociedade com projetos para redução das desigualdades.

Promovida pelo Instituto Innovare, a premiação conta com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e promove, desde 2004, as boas práticas para tornar a justiça mais ágil e acessível à população.

Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação, em Brasília, no final de 2021 e a Comissão Julgadora envolve ministros do STF, STJ, TST, desembargadores, promotores, juízes e defensores, entre outros.

Leia mais: >>> Prefeitura do Recife distribui cestas básicas digitais a mais de mil famílias atendidas pelo Compaz

Para a seleção foram feitas entrevistas online com o Secretário de Segurança Cidadã Murilo Cavalcanti, analisadas informações como fotografias e vídeos que mostrem o trabalho sendo realizado, além de contato com as pessoas atendidas pelos Compaz.

"É muito gratificante ver a rede Compaz sendo reconhecida por um prêmio tão importante como o Innovare. As nossas práticas têm de ser disseminadas para que todo o Brasil conheça o que é o Compaz", afirmou o secretário de Segurança Cidadã, Murilo Cavalcanti.

Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação, em Brasília, no final de 2021.

Em 2019, as boas práticas realizadas pelos Compaz do Recife levaram as Fábricas de Cidadania da Prefeitura do Recife a serem reconhecidas como o melhor projeto de redução de desigualdade social do Brasil, pela Oxfam Brasil e Programa Cidades Sustentáveis, no 3º Prêmio Cidades Sustentáveis, que visa  estimular as cidades a adotarem práticas que contribuam para a redução das desigualdades no país.

Os Compaz

A rede de Centros Comunitário da Paz foi concebida com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário. Baseado na experiência colombiana das Bibliotecas Parques e também em outras fontes de espaços de convivência e cidadania, o Recife possui dois Compaz em áreas estratégicas da cidade.

Conhecidos como "Fábricas de Cidadania", os equipamentos se destacam tanto pela estrutura, quanto pela quantidade e qualidade dos serviços e atendimentos oferecidos, a exemplo de cursos de capacitação. Os Compaz fazem parte da Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife.

A primeira unidade foi inaugurada em 12 de março de 2016, no bairro do Alto Santa Terezinha, área de morro da zona norte da cidade, e intitulado de Compaz Governador Eduardo Campos. A Rede também conta com os Compaz Ariano Suassuna, inaugurado em 2017  no bairro do Cordeiro; o Compaz Miguel Arraes, lançado em 2019, no bairro do Sítio do Berardo e o Compaz Dom Helder Câmara, fundado em 2020, na comunidade do Coque.

A Rede Compaz oferece diversos atendimentos e atividades esportivas, ateliê, Centros de Referência em Assistência Social-CRAS, Sala do Empreendedor, Sala de Atendimento à Mulher, Espaço Mãe Coruja, Unidades de Tecnologias, Junta Militar, atendimento psicológico e Procon.

Os quatro equipamentos em atividade, além de garantir cidadania, oportunidades e transformar a realidade das regiões onde estão inseridos, já demonstram resultados efetivos na redução dos índices de violência.

O Ariano Suassuna registrou 40% de redução nos homicídios no seu entorno, enquanto o bairro do Alto Santa Terezinha, onde fica o Compaz Eduardo Campos, não registrou qualquer homicídio em 2018.

Sobre o Prêmio

Há 18 anos o Prêmio Innovare tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do Brasil, independentemente de alterações legislativas.

Mais do que reconhecer, o Innovare busca identificar ações concretas que signifiquem mudanças relevantes em antigas e consolidadas rotinas e que possam servir de exemplos a serem implantados em outros locais.

O Ministro Ayres Britto é o presidente do Conselho Superior, órgão que tem como atribuição definir as diretrizes anuais do Prêmio e que é formado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, pela Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania, pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), com o apoio do Grupo Globo.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:27, 07 Mar

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Fenômeno climático El Niño
Fenômeno

Brasil pode enfrentar chuvas e secas com retorno do El Niño em 2026, alerta OMM

Organização Meteorológica Mundial aponta 40% de chance de fenômeno climático entre maio e julho; impactos podem afetar regiões de Norte a Sul do país.

Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro e Tarcísio
Pesquisa

Datafolha: LULA x FLÁVIO BOLSONARO, diferença cai de 15 para 3 pontos no segundo turno

Levantamento Datafolha aponta empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro no segundo turno de 2026.

Presidente Lula e senador Flávio Bolsonaro.
Eleições 2026

Pesquisa Datafolha mostra Lula à frente, mas Flávio Bolsonaro encurta distância no 1º turno

Levantamento revela que o presidente lidera cenários eleitorais, mas vantagem sobre o senador do PL diminui; Fernando Haddad perde para Flávio Bolsonaro em simulação

mais notícias

+

Newsletter