Pernambuco, 18 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

MPPE recomenda ao prefeito de JOAQUIM NABUCO que REGULARIZE a ocupação de cargos públicos, além de TRANSPARÊNCIA nas CONTAS do município

Assinado pelo Promotor de Justiça Rômulo Siqueira França, o documento destaca a necessidade de correção de possíveis irregularidades.

01 de setembro de 2023 às 16:44

A Promotoria de Justiça do Ministério Público Pernambuco (MPPE), em Joaquim Nabuco, emitiu a Recomendação Nº 001/2023-PJ, direcionada ao Prefeito Charles Batista (Solidariedade) e ao Secretário de Gestão de Pessoal do Município, Hélio Rodrigues. Assinado pelo Promotor de Justiça Rômulo Siqueira França, o documento destaca a necessidade de correção de possíveis irregularidades relacionadas à ocupação de cargos públicos na cidade, incluindo o superdimensionamento de servidores comissionados e a falta de transparência nas informações. Entre as medidas recomendadas pelo MPPE, a Prefeitura de Joaquim Nabuco deve elaborar uma proposta de nova estrutura para cargos e funções que o município dispõe atualmente; se abster de realizar novas admissões de servidores sem que haja certame; e realizar concurso público, se for o caso, a fim de viabilizar o provimento de cargos efetivos. Leia também: >>> Eleições suplementares elegem Bal de Mimoso para prefeitura de Pesqueira e Charles Batista para prefeito de Joaquim Nabuco Em relação às medidas que visam maior transparência às ações da gestão, o MPPE recomendou que a Prefeitura de Joaquim Nabuco publique sua prestação de contas em um site específico e a adote as providências para fornecer as informações necessárias ao Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (SAGRES), do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). A recomendação considerou, dentre outros pontos, o inquérito civil público nº 01674.000.172/2021, instaurado pela Promotoria de Justiça de Joaquim Nabuco para apurar possíveis irregularidades no sentido de burlar obrigatoriedade de provimento de cargos públicos através de concurso público na Prefeitura e na Câmara de Vereadores da cidade. No curso das investigações do inquérito civil, que fomentou a expedição da recomendação, foram encontradas irregularidades, como a não publicação do quadro de pessoal da Prefeitura no sítio eletrônico próprio, o superdimensionamento do quadro de servidores comissionados em detrimento da realização de concurso público e mora na resposta à requisição do MPPE quanto ao quadro de pessoal do município, demonstrando falta de transparência pública. A Prefeitura e o Secretário de Gestão de Pessoal do município têm 30 dias para elaborar a proposta de reestruturação e implementar as medidas indicadas. A íntegra da recomendação foi publicada no Diário Oficial eletrônico do MPPE do dia 29 de agosto de 2023. MPPE

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:29, 18 Abr

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Imagem do alto de um bairro do Recife
Pesquisa

Quantas pessoas pagam aluguel no Brasil ? O número de casas próprias diminuiu ? confira levantamento

Eram 18,4% de imóveis alugados em 2016, passou a 23,8% em 2025, um aumento de 5,4 pontos porcentuais em quase dez anos.

Dra. Celeste Leite dos Santos é promotora de Justiça em Último Grau do Colégio Recursal do Ministério Público (MP) de São Paulo
Artigo

Filhos como arma: o País que reconhece o vicaricídio precisa revogar a Lei de Alienação Parental

O Senado Federal tem em mãos uma nova tarefa e oportunidade histórica: revogar a Lei de Alienação Parental e harmonizar o ordenamento à definição de violência vicária recém-aprovada.

Idoso no calor extremo
Dicas do Portal

Dias quentes acendem alerta para deficiências nutricionais em idosos e crianças; veja como prevenir

O calor afeta a absorção de nutrientes. Saiba quais são os sinais de deficiência de vitaminas no verão e como proteger idosos e crianças com dicas de um especialista.

mais notícias

+

Newsletter