Pernambuco, 27 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Margareth Menezes confirma que vai ser ministra da Cultura no novo governo Lula

A declaração foi feita a jornalistas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), nesta terça-feira, 13 de dezembro.

13 de dezembro de 2022 às 13:11

A cantora Margareth Menezes confirmou nesta terça-feira, 13 de dezembro ter aceitado o convite do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ser a ministra de seu novo governo no Ministério da Cultura, pasta que será recriada appos ter sido transformada em secretaria. A declaração foi feita a jornalistas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde funciona o gabinete de transição. Menezes caracterizou o convite como sendo uma “missão”. Leia também: >>>Margareth Menezes é cotada para assumir Ministério da Cultura no governo Lula

“Foi uma conversa muito animadora para a gente que é da cultura. Nós conversamos e eu aceitei a missão. Recebo isso como uma missão, até porque foi uma surpresa para mim também", disse a futura ministra. "O presidente disse que para ele é de uma importância muito grande, e que ele está querendo fazer um Ministério da Cultura forte para atender aos anseios do povo da cultura e do Brasil pelo potencial da nossa cultura", completou.

Margareth era o nome favorito da futura primeira-dama, a antropóloga Rosângela da Silva, a Janja, para a pasta. No último dia 10, a assessoria da artista já havia informado sobre as conversas, mas disse que ainda não havia definição se ela aceitaria. A artista é primeira mulher escalada da nova gestão. Lula prometeu escolher uma equipe plural em seus ministérios.

"Vai ter mulher, vai ter homem, vai ter negros, vai ter índios, ou seja, nós vamos tentar montar um governo que seja a cara da sociedade brasileira".

A cantora integra o GT de Cultura e é uma das atrações anunciadas para o show da posse, em 1º de janeiro. Ela tem mais de 30 anos de carreira, 10 álbuns e quatro indicações ao Grammy. Margareth também atua em projetos sociais e de fomento à cultura, como a ONG Associação Fábrica Cultura, criada pela cantora, e é embaixadora do Folclore e da Cultura Popular do Brasil IOV/Unesco. A artista foi reconhecida em 2021 como uma das 100 personalidades negras mais influentes do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU). Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Correio Braziliense.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:50, 27 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Silvo Costa Filho junto a Adriana Rocha
Mudança

Ex-candidata ao Senado Adriana Rocha se filia ao Partido Republicanos mirando a Câmara Federal

O anuncio foi feito nesta (27), ao Partido Republicanos do ministro de Lula, Silvio Costa Filho, presidente estadual do partido.

Trump e nadadora trans
Geopolítico

Influência de Trump: COI exclui atletas trans de Los Angeles 2028 e impõe exame genético

Alinhado à ordem executiva da Casa Branca, Comitê Olímpico restringe categoria feminina a mulheres biológicas e adota critério do gene SRY.

Tauá João Pessoa, o maior resort do Brasil
Entretenimento

Paraíba inaugura Tauá João Pessoa, o maior resort do Brasil com aporte de R$ 700 milhões

Localizado no Polo Cabo Branco, gigante hoteleiro conta com 1.128 quartos e 9 mil m² de piscinas, transformando o turismo no Nordeste.

mais notícias

+

Newsletter