Pernambuco, 17 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

LULA diz que PUTIN "NÃO SERÁ PRESO” se vier ao BRASIL para reunião do G20 em 2024

O presidente russo é alvo de um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI), no qual o país é signatário.

09 de setembro de 2023 às 21:56

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a visita de Vladimir Putin, presidente da Rússia, ao Brasil na cúpula do G20 que acontecerá no país em 2024. Em entrevista ao ao Firstpost, da Índia, neste sábado, 9 de setembro, o petista reafirmou a vontade do Brasil de ser parte decisiva da pacificação da guerra entre Rússia e Ucrânia O chefe do Executivo ressaltou que o lugar certo para se falar do conflito diplomático é na ONU. Ao ser questionado pela jornalista indiana Palki Sharma se receberia o russo em terras brasileiras, Lula foi aformou: “Ele será convidado”.

“Porque o ano que vem teremos os Brics na Rússia. Antes do G20 no Brasil, teremos os Brics na Rússia e eu vou nos Brics na Rússia no próximo ano. Todo mundo vai para a reunião dos Brics e espero que também venham para o G20 no Brasil. No Brasil eles vão sentir um clima de paz, eles vão sentir que no Brasil a gente gosta de música, de carnaval e futebol, mas a gente gosta de paz e queremos tratar bem as pessoas. Então eu acredito que o Putin pode facilmente ir para o Brasil”, explicou o presidente.
Leia mais: >>> LULA sobre GUERRA: Assembleia-Geral da ONU é o lugar para colocar PUTIN e ZELENSKY na mesa de NEGOCIAÇÃO, não Cúpula do G20

Atualmente, Putin é alvo de um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI), sob acusação de ter deportado forçadamente crianças ucranianas. O mandado de prisão por crimes de guerra fez com que o presidente russo desistisse de comparecer à reunião dos Brics na África do Sul, em agosto deste ano, já que o país africano é signatário do Tribunal e, portanto, seria obrigado a prendê-lo. O Brasil também é signatário do TPI, mas Lula afirma que o russo não seria preso no país.

“O que eu posso dizer para você é que se eu for presidente do Brasil e ele for para o Brasil não há porque ele ser preso, ele não será preso”, disse.
Da redação do Portal com informações da Veja

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:35, 17 Abr

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Guerreiros do Sol.
Dramaturgia

"Guerreiros do Sol": novela premiada, escrita por pernambucano, estreia na TV

Lançada originalmente no streaming, trama retrata o cangaço nordestino além de abordar questões sociais entre 1920 e 1930 no Brasil.

Senado Federal
Homenagem

Senado aprova criação do Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19; e aguarda sanção de Lula

A criação da data tem caráter simbólico e educativo, com a intenção de preservar a memória das vítimas e reforçar a importância de políticas públicas de saúde

Barletta vive grande momento com a camisa do Sport.
Momento

Chrystian Barletta vive boa fase e assume protagonismo dentro do Sport

Nas últimas quatro partidas, o camisa 30 do Leão marcou quatro gols, se consolidando como peça-chave para temporada.

mais notícias

+

Newsletter