O estudo também mostra que mais de 20% da população não têm acesso à água.
12 de setembro de 2023 às 19:02
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) elaborou um Painel de Saneamento que traz um panorama sobre a situação de fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Camaragibe.
O estudo mostrou que apenas 1,11% da população do município dispõem de serviços de coleta de esgoto, enquanto que 79,37% têm acesso à água.
Leia também:
>>>PERNAMBUCO: estudo mostra que apenas 30,8% da população dispõem de serviços de coleta de esgoto, diz TCE
>>>IPOJUCA tem apenas 17% de SANEAMENTO BÁSICO e quase 30% da população não tem acesso à água, aponta estudo do TCE-PE
[caption id="attachment_220523" align="alignnone" width="963"]
Índice de água e esgoto de Camaragibe. Foto: Reprodução/TCE[/caption]
O Painel de Saneamento do TCE foi elaborado com base no diagnóstico do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades, referente a 2021.
Outro estudo feito em 2023 pelo Tribunal de Contas apontou que somente 40 (21,6%) municípios pernambucanos haviam elaborado seus planos municipais de saneamento básico, um avanço muito pequeno se comparado a 2022, quando o número chegou a 34. Segundo ele, 144 municípios e Fernando de Noronha continuam inadimplentes nessa questão.
Os planos municipais de saneamento básico são uma exigência legal para acesso dos municípios a recursos públicos federais nesta área, e devem conter os mecanismos para acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações programadas (implementação, resultados alcançados, modificações necessárias), bem como para o processo da revisão periódica, que deverá ocorrer, no máximo, a cada dez anos.
Os resultados dos levantamentos feitos pelo TCE sobre saneamento e sobre os Planos Municipais e Regionais de Saneamento Básico foram apresentados em duas reuniões com prefeitos pernambucanos, promovidas pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado, na última terça-feira, 5 de setembro.
Da redação do Portal com informações do TCE
3
15:12, 14 Nov
30
°c
Fonte: OpenWeather
A decisão garante que Raul Henry permaneça no comando estadual do MDB-PE enquanto o recurso tramita, evitando instabilidade interna na sigla.
Segundo o Simpere, o leilão dos precatórios constitui um ataque direto à educação e ocorreu sem consulta prévia aos professores.
Deputado participou de fórum no país e afirmou que experiência salvadorenha pode servir de referência para o Brasil.
mais notícias
+