Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Você Sabia? Substâncias em potes de plásticos estão ligadas a 10% das mortes por doenças cardíacas

Um dos compostos químicos aparece em diversos produtos do dia a dia, como embalagens de alimentos, brinquedos infantis, xampus e perfumes.

Gabriel Alves

02 de junho de 2025 às 15:25   - Atualizado às 15:25

Pessoa armazenando alimentos em potes.

Pessoa armazenando alimentos em potes. Foto: Freepik

Um estudo publicado no dia 28 de abril, no periódico eBioMedicine, revelou que uma substância comum em potes de plástico pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. A pesquisa estimou que, em 2018, a exposição ao di(2-etilhexil) ftalato (DEHP) causou 356.238 mortes por problemas cardíacos no mundo.

Cientistas da NYU Langone Health, nos Estados Unidos, lideraram o estudo e apontaram que cerca de 10% das mortes por doenças do coração entre adultos de 55 a 64 anos naquele ano estão ligadas aos ftalatos — compostos usados para tornar plásticos mais flexíveis e duráveis.

O DEHP aparece em diversos produtos do dia a dia, como embalagens de alimentos, brinquedos infantis, xampus e perfumes. A exposição acontece de várias formas: ingestão de alimentos em contato com o material, absorção pela pele ou inalação de partículas no ar, segundo os Institutos Nacionais da Saúde dos EUA.

Outros estudos já haviam relacionado os ftalatos a problemas no sistema imunológico e reprodutivo. A substância também se associa ao ganho de peso e ao desenvolvimento de diabetes, fatores que aumentam o risco de doenças cardiovasculares.

A nova pesquisa utilizou dados populacionais de saúde e meio ambiente para estimar o impacto da exposição ao DEHP em cerca de 200 países. O maior número de mortes ocorreu no Oriente Médio, Sul da Ásia, Leste Asiático e Pacífico, regiões que concentraram cerca de três quartos das vítimas.

Veja Também

A Índia registrou mais de 100 mil óbitos atribuídos ao DEHP em 2018, liderando o ranking global. Paquistão e Egito aparecem em seguida. O alto uso de plásticos e a ausência de regulamentações rígidas explicam os números nessas regiões.

Doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de morte no mundo, com cerca de 17,9 milhões de óbitos por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como reduzir a exposição ao DEHP?

Leonardo Trasande, diretor do Centro de Investigação de Riscos Ambientais da NYU, afirmou que é possível adotar medidas práticas para diminuir o contato com os ftalatos.

“Podemos renegociar nossa relação com o plástico. Precisamos evitar, principalmente, aquecer plástico no micro-ondas e na máquina de lavar louça, porque essa é uma maneira de reabsorver os produtos químicos usados nos materiais plásticos ou transformá-los em microplásticos que podem levar esses produtos químicos para o ser humano”, disse o pesquisador.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:35, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Náutico não perde o Santa Cruz nos Aflitos desde 2017.
Rivalidade

Dentro dos Aflitos, Náutico carrega invencibilidade de quase uma década contra o Santa Cruz; confira

Neste ano, o Timbu venceu a Cobra Coral duas vezes, a primeira por 4 a 0 e a segunda por 1 a 0. Em ambos jogos, o alvirrubro foi visitante.

Galo vem em 2026 com diversas homenagens, a principal para Dom Helder Câmara.
Especial Carnaval

Galo da Madrugada prepara desfile do frevo no centro do Recife para este sábado de Zé Pereira

Com o tema "Canto de Alegria, Reencontro da Poesia", o maior bloco do mundo espera arrastar mais de 2,5 milhões de foliões em 2026.

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, diz que jogos às 21h30 são prejudiciais.
Fala

Abel Ferreira critica domínio da Rede Globo no Brasileirão e pede ajuda da CBF; veja vídeo

O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.

mais notícias

+

Newsletter