Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Você sabia que o risco de infarto é maior na segunda-feira? Descubra o motivo

Um estudo apontou que o risco de ataque cardíaco é 13% maior às segundas-feiras.

Eduarda Queiroz

06 de setembro de 2025 às 10:00   - Atualizado às 12:09

Infarto.

Infarto. Foto: Freepik

Para a maioria das pessoas, a segunda-feira é sempre um dia difícil, já que indica o início da correria da semana. E não é à toa: um estudo revelou que as segundas-feiras são os dias com maior incidência de infartos.

A pesquisa, realizada pelo Belfast Health and Social Care Trust em parceria com o Royal College of Surgeons, na Irlanda, apontou que o risco de um ataque cardíaco é 13% maior nesse dia, o que está diretamente relacionado ao primeiro dia útil da semana.

O estudo analisou mais de 10,5 mil pacientes internados entre 2013 e 2018, na Irlanda e Irlanda do Norte, e identificou um pico de casos de Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnivelamento do Segmento ST (STEMI), uma condição grave que ocorre quando uma artéria coronária é bloqueada. Os especialistas notaram que a maioria desses episódios acontecia justamente às segundas-feiras.

Por que na segunda-feira?

Uma das explicações mais aceitas para o aumento dos casos nas segundas-feiras é o nível elevado de estresse provocado pelo retorno à rotina de trabalho após o período de descanso do fim de semana.

Pesquisas anteriores já haviam sugerido que alterações no ritmo circadiano, o ciclo natural de sono e vigília do corpo, também podem contribuir para o aumento da incidência de infartos nesse dia.

Veja Também

O cardiologista Jack Laffan, que liderou a pesquisa informou em comunicado:

"O mecanismo exato para essas variações é desconhecido, mas presumimos que tenha algo a ver com a forma como o ritmo circadiano afeta os hormônios circulantes que podem influenciar ataques cardíacos e derrames."

"É provável que seja devido ao estresse de voltar ao trabalho. O aumento do estresse leva ao aumento dos níveis do hormônio do estresse cortisol, que está associado a um maior risco de ataque cardíaco."

Infarto no Brasil

O Infarto Agudo do Miocárdio é a maior causa de mortes no país, segundo o Ministério da Saúde. Estima-se que, no Brasil, ocorram de 300 mil a 400 mil casos anuais de infarto e que a cada 5 a 7 casos, ocorra um óbito. Para diminuir o risco de morte, o atendimento de urgência e emergência, nos primeiros minutos, é fundamental para salvar uma vida.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:13, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Santa Cruz não vence o Náutico desde 2020.
Fase

Santa Cruz pode encerrar 2026 sendo derrotados em todos os clássicos; veja histórico

O Tricolor do Arruda foi derrotado por Náutico e Sport durante a disputa do Campeonato Pernambucano.

Piso dos professores.
Análise

Piso dos professores: julgamento no STF deve voltar em cerca de 30 dias; entenda

O voto do relator, ministro Cristiano Zanin, abriu espaço para diferentes interpretações dentro do debate.

Energéticos
Saúde

Energéticos em excesso no Carnaval: saiba os riscos do alto consumo da bebida

Para muitos foliões, os energéticos se tornaram aliados indispensáveis para aguentar longas horas de blocos, trios e desfiles.

mais notícias

+

Newsletter