Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Predadoras letais: saiba quais cobras são capazes de engolir um ser humano

Segundo especialistas, os animais mais perigosos se concentram principalmente na Indonésia, embora a fauna brasileira também abrigue predadores de grande porte.

Cami Cardoso

22 de julho de 2025 às 13:49   - Atualizado às 19:30

Predadoras letais: saiba quais cobras são capazes de engolir um ser humano

Predadoras letais: saiba quais cobras são capazes de engolir um ser humano Foto: Reprodução

Embora pareça algo absurdo, algumas espécies de cobras são capazes de devorar seres humanos inteiros após um ataque. Mas quais cobras possuem essa capacidade? Segundo especialistas, os animais mais perigosos se concentram principalmente na Indonésia, embora a fauna brasileira também abrigue predadores de grande porte.

A sucuri-verde, nativa do Brasil, e a píton-reticulada são conhecidas por possuírem mandíbulas extremamente flexíveis, o que lhes permite engolir presas de grande porte, como porcos e jacarés inteiros.

Apesar de ser possível, casos em que um ser humano é engolido por completo são raríssimos na natureza. A maioria dos registros desse tipo de ataque ocorreu em áreas rurais do Sudeste Asiático, envolvendo principalmente a píton-reticulada. No Brasil, não há comprovação de que uma sucuri-verde tenha engolido uma pessoa, embora essa possibilidade alimente o imaginário popular.

Por que isso é possível?

Essas serpentes são classificadas como constritoras. Mesmo sem veneno ou peçonha, elas conseguem matar e consumir presas muito maiores que seu próprio corpo. Isso ocorre porque elas se enrolam ao redor da vítima e exercem forte pressão muscular.

Na maioria dos casos, a morte da presa ocorre por colapso circulatório, e não por asfixia. A constrição interrompe a circulação sanguínea, provocando uma parada cardíaca em poucos minutos.

Veja Também

Após matar a presa, a cobra se aproveita da estrutura de seu corpo: as mandíbulas, que não são fixas como as dos mamíferos, e as costelas altamente flexíveis permitem uma dilatação corporal impressionante.

Depois de engolir a vítima, o processo de digestão pode levar dias ou até semanas. As pítons, por exemplo, conseguem passar meses sem se alimentar novamente.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:11, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Santa Cruz não vence o Náutico desde 2020.
Fase

Santa Cruz pode encerrar 2026 sendo derrotados em todos os clássicos; veja histórico

O Tricolor do Arruda foi derrotado por Náutico e Sport durante a disputa do Campeonato Pernambucano.

Piso dos professores.
Análise

Piso dos professores: julgamento no STF deve voltar em cerca de 30 dias; entenda

O voto do relator, ministro Cristiano Zanin, abriu espaço para diferentes interpretações dentro do debate.

Energéticos
Saúde

Energéticos em excesso no Carnaval: saiba os riscos do alto consumo da bebida

Para muitos foliões, os energéticos se tornaram aliados indispensáveis para aguentar longas horas de blocos, trios e desfiles.

mais notícias

+

Newsletter