Nova carteira de identidade nacional - CIN. Créditos: Reprodução/Divulgação
O governo federal voltou a emitir um alerta importante para quem ainda não solicitou a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Embora o prazo final para substituição do antigo RG seja apenas 28 de fevereiro de 2032, há casos em que a emissão não pode mais ser adiada especialmente para quem recebe benefícios do INSS ou planeja viajar a países do Mercosul.
O aviso foi reforçado por órgãos de identificação estaduais, como o Instituto-Geral de Perícias (IGP) do Rio Grande do Sul, que registrou aumento expressivo na procura e orientou os cidadãos a só buscarem atendimento quando realmente necessário.
Segundo o governo e os institutos estaduais, a emissão imediata da nova CIN é recomendada somente nos seguintes casos:
Se o RG tradicional ainda está dentro da validade e em bom estado, não há necessidade de correr aos postos de identificação especialmente durante o verão, quando a procura costuma aumentar e gerar filas.
A Carteira de Identidade Nacional tem validade definida pela idade do cidadão:
A primeira via da CIN é gratuita, e a renovação também não tem custo.
A nova identidade unifica o CPF como número único de identificação em todo o país, eliminando a antiga variação de numeração entre estados. O documento também traz recursos reforçados contra fraudes, como:
O cidadão ainda pode incluir informações adicionais, como tipo sanguíneo, nome social e registro de doador de órgãos.
O governo federal já confirmou: a partir de 2028, a CIN será o único documento aceito com biometria para solicitações e manutenções de benefícios do INSS. Isso inclui:
Ou seja, quem depende de benefícios previdenciários precisará estar com a nova identidade atualizada antes dessa data.
O antigo RG continua sendo aceito em todo o país, desde que esteja dentro da validade e em boas condições. No entanto, sua substituição é inevitável, já que o documento deixará de existir oficialmente em 2032.
3
4
21:45, 12 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Tribunal entende que laboratório não teve responsabilidade pelo procedimento médico realizado após resultado positivo no teste de gravidez.
Com motor de dois tempos e baixo consumo, o modelo inaugurou a fábrica de Guarulhos e revolucionou a mobilidade nacional.
Os fanáticos pediram mais entrega dos atletas e usaram uma referência direta ao atacante Neymar, do Santos, que pode fazer sua estreia em 2026 no confronto.
mais notícias
+