Inteligência Artificial. Foto: Freepik/ gerada por Inteligência Artificial
Um bot de inteligência artificial chamado Diella foi nomeado como nova ministra da Albânia para combater a corrupção.
Segundo o governo, a IA ficará responsável pelos contratos públicos, sendo "imune a subornos, ameaças ou tentativas de obter favores".
O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Edi Rama, que está prestes a iniciar o quarto mandato. Ele explicou que Diella, que significa "Sol" em albanês, administrará todas as licitações públicas envolvendo empresas privadas em projetos do governo.
"Diella é o primeiro integrante do gabinete que não está fisicamente presente, mas é virtualmente criado pela IA", disse Rama, acrescentando que o bot ajudará a tornar a Albânia "um país onde as licitações públicas são 100% livres de corrupção".
A concessão de contratos tem sido alvo de escândalos no país, considerado por especialistas um centro de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e armas, o que prejudica o processo de adesão à União Europeia — meta que Rama deseja atingir até 2030.
Apesar da novidade, o governo não detalhou se haverá supervisão humana sobre o funcionamento da IA nem como evitar possíveis tentativas de manipulação.
Diella foi lançada no início do ano como assistente virtual na plataforma e-Albania, criada para facilitar o acesso de cidadãos e empresas a documentos.
Vestida com trajes tradicionais, a IA oferece suporte por comandos de voz e emite documentos com carimbos eletrônicos, reduzindo a burocracia.
3
16:02, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Com o tema "Canto de Alegria, Reencontro da Poesia", o maior bloco do mundo espera arrastar mais de 2,5 milhões de foliões em 2026.
O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.
Série invicta é a maior do clube no clássico desde a década de 1950. Em 2026, o Timbu venceu o rival duas vezes.
mais notícias
+