Casa sendo construída em blocos como "LEGO", imagem de casa na Bélgica Foto: Gablok/Divulgação
A construção civil brasileira vive uma revolução silenciosa neste início de 2026. Em primeiro lugar, o conceito de "casa pronta em dois dias" deixou de ser ficção para se tornar uma solução real para quem tem pressa e quer economizar. De fato, tecnologias como a impressão 3D de concreto e os sistemas modulares estão permitindo que famílias mudem para suas novas casas em semanas, e não mais em anos, eliminando o tradicional desperdício de canteiro de obras.
Uma das maiores curiosidades do público hoje é como uma impressora gigante consegue "cuspir" uma casa inteira. Além disso, em cidades como Campinas, residências de 66 m² já estão sendo impressas em apenas 48 horas. Nesse sentido, conforme informações do portal Estado de Minas, o processo utiliza uma argamassa especial que seca rapidamente, permitindo que a estrutura ganhe altura de forma contínua e com precisão milimétrica, reduzindo a mão de obra em 60%.
Outra tecnologia que está parando as redes sociais é a dos blocos modulares que dispensam cimento e cal. Dessa forma, sistemas como o 3D permitem que as paredes sejam montadas por encaixe, como se fossem brinquedos de criança. Conforme o site Idealista, essa técnica permite erguer até 150 metros quadrados de parede em um único dia, garantindo isolamento térmico e acústico superior à alvenaria comum, além de ser uma obra totalmente limpa.
Para quem busca um estilo mais moderno e sustentável, as estruturas leves em aço ou madeira são a tendência absoluta de 2026. Contudo, enquanto uma casa de tijolos leva 12 meses para ficar pronta, uma em Steel Frame pode ser entregue em menos de 90 dias. De acordo com a Revista Exame, o uso de placas prontas já com isolamento térmico reduz o desperdício para apenas 1%, o que compensa o investimento inicial e traz previsibilidade total para o orçamento do proprietário.
O grande trunfo dessas construções em dois mil e vinte e seis não é apenas a velocidade, mas o baixo impacto ambiental. Portanto, o que estamos vendo é a consolidação de materiais como fardos de palha resistentes ao fogo e blocos de concreto reciclado. De acordo com o Ministério da Integração, o incentivo a esses métodos deve crescer este ano para atender ao déficit habitacional, oferecendo moradias dignas, baratas e, acima de tudo, extremamente rápidas.
3
07:30, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A leitura sugere menos impulsividade e mais planejamento, com destaque para conversas diretas e busca por estabilidade emocional.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
mais notícias
+