Ilha dos Gatos. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Você ama os felinos? Então com certeza vai ficar encantado com um lugar onde a população de gatos supera a de humanos! Localizada na região sul do Japão, a Ilha de Aoshima fica a cerca de 840 km da capital de Tóquio, na província de Ehime, e foi carinhosamente apelidada de "Ilha dos Gatos" por possuir cerca de 200 bichanos para menos de 10 moradores.
A fama começou após fotos dos gatos viralizarem nas redes sociais e atraiu viajantes curiosos, cerca de 60 visitantes por dia, do próprio país e de outros lugares do mundo.
A presença dos gatos em Aoshima começou no fim da Segunda Guerra Mundial, quando a ilha ainda era uma ativa vila de pescadores. Na época, os felinos foram levados para controlar a infestação de ratos que atacavam os barcos e as redes de pesca.
Com o tempo, a pesca da sardinha entrou em declínio, juntamente com a população humana, que começou a migrar para os centros urbanos. Sem predadores naturais e com pouca supervisão, os gatos passaram a se reproduzir rapidamente, dominando o território.
Apesar do interesse turístico, a Ilha não possui estrutura para receber visitantes com conforto. Não há hotéis, restaurantes ou lojas. A única forma de chegar até lá é por uma balsa que parte duas vezes por dia, e pode ser cancelada devido às condições climáticas.
O envelhecimento da população e a ausência de novos moradores tornam o futuro da ilha incerto. Desde 2018, o governo promoveu um programa de castração em massa para controlar a superpopulação de gatos, o que reduziu o número de nascimentos, mas não resolveu todos os problemas.
Muitos felinos sofrem com doenças como cegueira, dificuldades respiratórias e baixa imunidade. Sem atendimento veterinário regular ou recursos suficientes, a saúde dos animais segue prejudicada.
A expectativa, segundo especialistas, é que a população felina se reduza drasticamente nos próximos anos, podendo até desaparecer por completo. Ao mesmo tempo, a ilha corre o risco de se tornar totalmente desabitada, à medida que seus últimos moradores envelhecem e morrem.
2
20:11, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
No jogo de ida da semifinal da Copa do Rey, os Colchoneros venceram por 4 a 0 com um show dos comandados por Cholo Simeone.
Potência explosiva, motor de dois tempos e uma relação peso-potência desafiadora definiram a soberania da RD no asfalto brasileiro.
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
mais notícias
+