Neste dia de 08 de outubro é comemorado o Dia do Nordestino. Pensando nisso, a IA Perplexity reuniu alguns emblemas dos futebol nordestino e visando conceito, representatividade e união de cores definiu o mais belo entre eles.
Escudo mais bonito do Nordeste. Foto: Divulgação / Arena de Pernambuco
Nesta quarta-feira, 08 de outubro de 2025, é comemorado o dia do Nordestino. Além de uma região linda, com locais paradisíacos, um clima único, o Nordeste também é o berço do futebol. Com clubes grandes, que conquistaram o Brasil, a região é infestada de torcedores fanáticos, que fazem a festa dentro e fora do estádio. E, obviamente, escudos incríveis, que trazem à tona a identificação com sua cidade, seu povo e sua força.
Com isso, a Perplexity, Inteligência Artificial, elegeu os escudos mais bonitos do futebol nordestino. Os emblemas escolhidos para votação foram:
A resposta final foi baseada em "considerando beleza, identidade e impacto visual."
Confira o resultado abaixo:
Na primeira colocação, a Perplexity indicou o Leão da Ilha do Retiro. Veja o motivo:
"O escudo do Sport Recife se destaca pelo leão icônico que é um símbolo marcante e único, muito bem integrado aos núcleos do clube e da cidade. Pernambuco em geral tem escudos fortes e tradicionais, mas entre esses, o Sport Recife aparece como uma escolha que combina tradição, identidade visual marcante e design imponente. Assim, considerando beleza, identidade e impacto visual, o escudo do Sport Recife é uma ótima escolha para o mais bonito do futebol nordestino, com destaque para seu leão vibrante e conceito heráldico."
A inteligência artificial ainda apresentou ressalvas ao Esporte Clube Bahia: "O escudo do Bahia traz uma composição histórica e simbólica forte pelos núcleos e estrelas, com um design clássico e reconhecido nacionalmente."
Neste ano de 2025, o Campeonato Brasileiro da Série A apresentou um recorde de clubes da região participantes. Hoje, cinco clubes figuram no posto mais alto do futebol nacional. As equipes são: Sport, Ceará, Fortaleza, Vitória e Bahia.
No entanto, apenas Bahia e Ceará estão conseguindo se sobressair com resultados positivos e abrindo os olhos do Brasil. Mas, vale lembrar que o Nordeste já teve seus times no posto mais alto do Brasil. O Bahêa, como é chamado pelos seus fanáticos torcedores, já foi campeão brasileiro em duas oportunidades. Em 1959, veio a primeira conquista. Quase 30 anos depois, em 1988, o segundo título.
O seu rival, o Vitória, conquistou o título da Série B em 2023, quando fez um ano perfeito na segundona. Este foi o seu primeiro título nacional na história do Leão da Barra.
Agora um outro leão, o Leão da Ilha do Retiro. O Sport Club do Recife foi campeão Brasileiro em 1987. Mesmo com toda a polêmica, o título é honesto, íntegro e totalmente reconhecido ao rubro-negro pernambucano. Além da Série A, o Sport foi campeão em 1990 da Série B.
Assim como o Vitória, o Fortaleza também já conquistou a segundona. Em 2018, comandados por Rogério Ceni, o Tricolor do Pici foi o grande campeão e com folga. Com 71 pontos, nove a mais que o CSA, vice colocado.
Falando em Segunda Divisão do Brasileirão, tem que listar o Sampaio Corrêa. a Bolívia Querida foi campeão em 1972. Mas, em 97 venceu a Série C e em 2012 venceu a D.
Pela Série C, outros quatro times já venceram: ABC, em 2010, Santa Cruz, em 2013, CSA, em 2017, e o Náutico em 2019.
Na quarta divisão, Ferroviário levantou o troféu duas vezes, em 2018 e 2023. O Guarany-CE conqusitou em 2010.
Não tem como falar de títulos nacionais, sem falar da Copa do Brasil de 2008. O Sport fez uma campanha impecável e elevou sua Ilha do Retiro, que começou a ser conhecida de "La Bombonilha". Na final, os pernambucanos venceram o Corinthians por 2 a 0 e se consagraram o único nordestino campeão da competição.
Em 2023, o Fortaleza esteve próximo de conquistar a Copa Sul-Americana, mas, nos pênaltis, após ter duas chances de sagrar campeão, foi derrotado pela LDU.
3
08:54, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O fato ganhou destaque em relatos históricos e passou a aparecer com frequência quando se tenta explicar a origem do medo coletivo ligado à data.
A leitura sugere menos impulsividade e mais planejamento, com destaque para conversas diretas e busca por estabilidade emocional.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
mais notícias
+