Boneco do E.T de Varginha e foto da época. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
Ninguém espera que o aniversariante apareça — até porque nem se sabe se ele realmente existiu. Ainda assim, o ET de Varginha será o centro de uma extensa programação em 2026, ano que marca os 30 anos do suposto avistamento que colocou a cidade mineira no mapa da ufologia mundial.
Em 20 de janeiro de 1996, três meninas relataram ter visto uma criatura misteriosa em um terreno baldio no bairro Jardim Andere. O local, até hoje envolto em teorias e curiosidade, foi recentemente adquirido pela Prefeitura de Varginha, que agora prepara sua transformação em ponto turístico.
A secretária municipal de Turismo, Rosana Carvalho, confirmou que a aquisição do terreno — feita por meio de permuta com o proprietário — viabiliza um projeto que respeita a memória do caso e mantém a originalidade do cenário.
"As pessoas iam até lá olhar pelo buraquinho da fechadura para ver o lugar. Agora vamos torná-lo acessível ao público, mas sem alterar sua essência”, explicou.
A previsão é que o espaço seja inaugurado oficialmente em 20 de janeiro de 2026, exatamente três décadas após o episódio que dividiu opiniões e rendeu manchetes no mundo inteiro.
A ideia, segundo a secretaria, é derrubar o muro atual e instalar uma grade, permitindo a observação do local sem acesso direto ao terreno, para preservar a sua configuração original. Além disso, o plano inclui a criação de uma réplica da cena descrita pelas testemunhas, com o apoio de artistas plásticos locais. Um ponto de observação para selfies e fotos também está em estudo.
O chamado Caso Varginha segue cercado de polêmicas. Relatos de moradores, investigações militares e interpretações divergentes alimentam o mistério desde os anos 90. Independentemente da verdade por trás da história, o fato é que o caso mudou a identidade da cidade, hoje com cerca de 136 mil habitantes (IBGE, 2022).
O tema está por todos os cantos: estátuas de ETs em praças, souvenires em lojas, e até uma caixa d’água em forma de disco voador, que pisca com luzes coloridas à noite, são marcas do legado ufológico da cidade. Em 2023, foi inaugurado o Memorial do ET, também com formato de nave, que expõe recortes de jornais, vídeos, fotos e uma recriação em tamanho real do suposto avistamento.
A repercussão internacional do caso cresceu com o tempo. Um dos maiores entusiastas do assunto é o documentarista americano James Fox, que dirigiu o filme Moment of Contact (Momento do Contato – O Caso Varginha), lançado em 2022 e disponível em plataformas de streaming.
Fox esteve novamente na cidade em janeiro de 2024 para buscar novos depoimentos e evidências. “Quando ouvi pela primeira vez sobre Varginha, no fim dos anos 90, não acreditei. Achei impossível que alguém tivesse visto alienígenas em plena luz do dia e o mundo não soubesse disso”, disse. “Hoje, acredito que Varginha é o caso mais bem documentado da história moderna da ufologia.”
Verdade ou lenda, o suposto ET de Varginha já é parte da cultura local e do turismo brasileiro. E, em 2026, ganhará uma espécie de “monumento vivo” — ou quase — no exato lugar onde tudo teria começado.
3
08:49, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O fato ganhou destaque em relatos históricos e passou a aparecer com frequência quando se tenta explicar a origem do medo coletivo ligado à data.
A leitura sugere menos impulsividade e mais planejamento, com destaque para conversas diretas e busca por estabilidade emocional.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
mais notícias
+